A partir desta terça-feira (12), a UEL abre nova oportunidade de transferência externa para estudantes de instituições públicas e privadas brasileiras e de outros países. São 647 vagas disponíveis em 42 cursos de graduação. As inscrições devem ser feitas até 18 de julho, exclusivamente no site da COPS, com pagamento da taxa de R$ 154,00. As aulas começam em agosto deste ano.
A seleção é somente por meio da análise da média aritmética do histórico escolar dos candidatos, conforme o Edital PROGRAD/COPS Nº 020/2022. Este é o segundo Processo Seletivo de Transferência Externa aberto em 2022, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS).
Segundo a coordenadora da COPS, Sandra Regina de Oliveira Garcia, este processo mais curto, sem aplicação de provas, já foi adotado na primeira seleção realizada entre março e julho deste ano. Para ela, é mais uma oportunidade para os estudantes que buscam uma universidade pública de qualidade. “Como uma instituição pública que somos, temos a obrigatoriedade de colocar à disposição da comunidade as vagas que podem ser ocupadas”, afirma.
Podem participar do processo os estudantes que estejam frequentando ou tenham trancado a matrícula na Instituição de Ensino Superior de origem, em curso de graduação com denominação e habilitação análogas aos ofertados pela UEL. Outra exigência é que tenham concluído séries ou semestres anteriores à pleiteada na Universidade, sem reprovação ou adaptação curricular pendente.
Alguns cursos que ofertam vagas para transferência são Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Jornalismo e Nutrição. Confira o quadro de vagas deste segundo processo de Transferência Externa 2022 da UEL.
Datas importantes
Os candidatos devem encaminhar à COPS, via Sedex, ou entregar pessoalmente os documentos necessários para a seleção, conforme o item 4 do Edital. A documentação deve ser enviada no período de 12 a 19 de julho. A COPS atenderá os candidatos das 14h às 18h.
No dia 26 de julho, às 17h, será divulgada a relação dos candidatos que enviaram a documentação e que passarão por análise dos documentos. A COPS divulga dia 29 de julho o resultado provisório da análise do histórico escolar apresentado pelos candidatos, que terão o prazo de um dia útil para interpor recurso.
A classificação final será divulgada no dia 1º de agosto, às 17h, no site da COPS, contendo os nomes dos candidatos classificados no processo, de acordo com o número de vagas ofertadas. A matrícula dos aprovados deverá ser feita no Portal do Estudante de Graduação, do dia 2 a 7 de agosto.
Fonte: O Perobal