É tempo de festas juninas. Santo Antônio, São João e São Pedro são datas do calendário que animam as pessoas. O regionalismo presente nas festividades do período, o clima descontraído e a oportunidade de todos confraternizarem são motivos que tornam o mês especial.
As paróquias, clubes, igrejas se enfeitam e preparam seus espaços para atrair o público já frequentador para a sua festa típica com música, comida e brincadeiras inspiradas no universo caipira.
As escolas, por sua vez, não ficam de fora e a cada ano, renovam as tradições e inovam também com atividades que agregam as famílias e enaltecem a cultura do campo, seus valores, hábitos e riquezas. O uniforme fica de lado e a criatividade ganha espaço na hora de compor o traje à moda caipira.
Sem perder de vista o cunho pedagógico, as atividades promovidas nas diferentes disciplinas visam dar ao aluno a compreensão sobre a tradição das festas, suas origens e o valor que possuem culturalmente.
Chapéu de Palha
Conhecer as manifestações culturais do nosso país, suas raízes e formas de desdobramento na convivência social e no imaginário popular são aprendizados de grande valia.
Além disso, a Lei Federal nº 14.555, de abril de 2023, estabelece que os festejos como manifestação cultural brasileira e compõem o currículo obrigatório dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Fonte: O Bonde