O coletivo Conexões Londrina, iniciativa vinculada à CUFA (Central Única das Favelas) está promovendo a venda de pizzas para arrecadar recursos que serão destinados para manutenção das atividades desenvolvidas pelo projeto.
A medida busca não apenas ampliar as oportunidades nas periferias, promovendo ações que visam diminuir as desigualdades sociais, como também valorizar iniciativas e culturas das próprias quebradas.
“A gente tem ações que são pontuais, sazonais, acontecem eventualmente. Temos também algumas ações fixas como é o caso do cursinho para vestibular, que nos gera algumas necessidades, desde xerox, alimentação. A gente precisa custear aluguel e outras demandas”, pontua Lua Gomes, idealizadora do Conexões.
Criado em 2018, o cursinho comunitário do Vista Bela, na zona Norte de Londrina, é uma das iniciativas realizadas pelo Conexões Londrina. A medida é voltada para estudantes que desejam prestar vestibular e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
As aulas e todo o material de estudo, incluindo apostilas, textos complementares, cadernos e lápis, são fornecidos de maneira gratuita pelo projeto, garantindo que nenhum estudante seja impedido de participar por falta de recursos (saiba mais aqui).
Lua ressalta a importância da adesão da população na campanha já que todo trabalho é voluntário e não há uma fonte de financiamento fixa para custeio das ações.
“Nós não temos vínculo com nenhuma entidade mantenedora. Todo o trabalho que a gente faz é através das pessoas que acreditam em tudo que a gente desenvolve, com as famílias, das favelas, através do trabalho da CUFA também, que é nosso parceiro institucional, e através das ações que a gente desenvolve no dia a dia”, explica.
Em abril, o prefeito Marcelo Belinati (PP) sancionou a Lei nº 13.753, declarando o caráter de “utilidade pública” do Instituto Conexões Londrina. O projeto teve início em 2019 e foi formalizado em 2021. Desde então, mais de 4 mil famílias já foram impactadas pelo coletivo.
“Se você tem a oportunidade e a possibilidade de contribuir para uma Londrina com mais justiça social, com mais acesso às pessoas, a oportunidades de autonomia econômica, de organização de renda, de acesso a uma educação de qualidade no ensino superior, então, você conversa com os objetivos do Conexões. Vem com a gente nessa campanha”, convoca Lua.
Os sabores disponíveis são calabresa e marguerita. Cada unidade custa R$ 30. As vendas ocorrem até esta sexta sexta-feira (21). Também haverá algumas unidades à pronta entrega. Para adquirir, basta realizar o pagamento, via PIX, para a chave: conexoeslondrina@gmail.com e, em seguida, enviar o comprovante para o contato (43) 99115-3182 – o número é WhatsApp.
A retirada ocorre no sábado (22), das 11h às 16h, no Mi Casa Bar (Rua Paraíba nº 191, Jardim Higienópolis).
A liderança ressalta que aqueles que desejarem colaborar, mas não tiverem interesse em retirar a pizza, poderão direcionar a doação para as famílias atendidas pelo projeto. ” Você pode adquirir a pizza, calabresa ou marguerita, de acordo com o seu paladar, ou fortalecer uma família que não estava esperando por esse presente. Para nós, é muito importante a participação de todo mundo”, assinala.
Mais informações também podem ser acompanhadas no Instagram @conexoeslondrina.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.