Com a alta demanda do mercado de trabalho, os curso técnicos e tecnólogos se tornam cada vez mais viáveis
Com a grande oferta de empregos e a diversidade de cursos técnicos e tecnólogos para atender às demandas do mercado, vivemos uma alta crescente de pessoas procurando se qualificar para turbinar a carreira e se encaixar em bons empregos.
É bem comum as pessoas se confundirem e acharem que cursos técnicos e cursos tecnólogos são a mesma coisa. No entanto, existem diferenças consideráveis entre eles e que vão te ajudar a escolher a melhor opção para você e seu futuro.
A principal diferença entre eles é que o curso técnico é de nível médio. Já o tecnólogo é uma graduação, e os diplomas são aceitos em concursos públicos e pós-graduações.
Curso tecnólogo
A duração dos cursos tecnólogos é entre 2 e 3 anos. Eles exigem o ensino médio completo e normalmente é preciso passar por um processo seletivo como o vestibular, por exemplo.
Outro ponto importante é que, assim como na graduação, o aluno precisa fazer um estágio supervisionado e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Esse tipo de curso forma profissionais operacionais, inclusive prontos para assumir cargos de gerência, e geralmente são disponibilizados em universidades públicas e privadas.
Curso técnico
Cursos técnicos podem durar meses ou até mais de três anos e estão disponíveis para quem tenha desde o ensino fundamental incompleto até o ensino médio completo. Podem ser encontrados em escolas técnicas, institutos federais de educação e instituições como o Senai e o Senac.
Eles podem ser divididos em quatro categorias:
- Subsequente: para quem já concluiu o ensino médio e quer entrar no mercado de trabalho. O tempo varia, e ao fim do curso, o aluno recebe um diploma de técnico de nível médio;
- Concomitante: só pode ser feito por quem concluiu o primeiro ano do ensino médio. O aluno, de forma simultânea, faz ambos o cursos, podendo ser ou não na mesma instituição. Após a conclusão, ele recebe o diploma de nível técnico e dura em média dois anos;
- Integrado: prepara o aluno para uma profissão enquanto conclui as cargas disciplinares do ensino médio. O curso pode levar até quatro anos, e ao conclui-lo, recebe-se um diploma de técnico de nível médio;
- Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional: cursos de curta duração para a para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda. A depender do curso, pode ser necessário só o fundamental incompleto.
Fonte: Metrópoles