Pessoas que recebem benefício podem consultar a necessidade de regularizar o seu cadastro através do portal e aplicativo ”Meu INSS”
Os beneficiários sem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que estiverem com o cadastro desatualizado há mais de 48 meses precisam regularizar sua situação.
O BPC é um benefício concedido a idosos e pessoas com deficiência, que não possuem outras rendas, ficando o valor estipulado em um salário mínimo. Caso o beneficiário não atualize sua situação, poderá ter o pagamento bloqueado ou suspenso.
A orientação vem do gerente-executivo do INSS, Ronaldo Azevedo Patrício, quem não cumprir o prazo vai ter o benefício suspenso, se a ciência da notificação bancária ou por outros canais de atendimento for comprovada.
A novidade esse ano, se refere a atualização dos beneficiários sendo disponibilizada pelas gestões municipais e distritais através do portal e aplicativo, Meu INSS, podendo ser consultada sem login, na opção “Revisão do BPC (benefício de prestação continuada)”.
No caso de Londrina, o prazo, a contar da data de notificação é de 90 dias para regularização, nas cidades com até 50 mil habitantes, o prazo de regularização é de 45 dias. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) auxilia gratuitamente a população na solicitação, atualização, consulta da situação e esclarecimento de dúvidas sobre cada caso.
De acordo com o Governo Federal, a atualização é uma determinação geral para manutenção do Benefício de Prestação Continuada em todo o Brasil.
Fonte: CBN Londrina