Dados divulgados pela ACIL apontam que número de regularização e negociação de dívidas também cresceu
Os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) referentes ao mês de agosto revelam um aumento de 43,8% no número de consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas em dia e foram incluídos no cadastro da inadimplência, em comparação com o mesmo mês de 2023.
De acordo com o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, no acumulado de 2024, englobando os primeiros oito meses, o aumento registrado entre os consumidores negativados foi de 18,4%, em comparação ao mesmo período do ano passado.
O aumento também foi significativo entre os consumidores que conseguiram quitar ou renegociar as dívidas atrasadas, índice que cresceu 41,7% em relação a agosto do ano passado.
Já no acumulado do ano, houve um crescimento de 15,7% entre os consumidores que conseguiram limpar o nome, em relação ao mesmo período de 2023.
Os dados do SPC/ACIL destacam dois índices: o dos consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os saintes, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas atrasadas e ‘limparam o nome’, recuperando o crédito.
Fonte: CBN Londrina