Apesar de considerado dentro do esperado, número fez entidade abrir um novo concurso para a contratação de mais profissionais. Dez vagas são oferecidas na cidade e mais de 6.800 em todo o país.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um novo concurso para contratar mais 6.800 profissionais para o Censo Demográfico 2022. A ideia é criar uma reserva para substituir possíveis desistências. As inscrições se encerraram nesta segunda-feira (29), e a entidade deve passar os próximos dias analisando os currículos dos interessados. A seleção se dá por meio de análise de títulos, que abrange a graduação acadêmica dos candidatos. São 6.514 vagas para recenseador, cuja remuneração está relacionada à produtividade, e 251 vagas para agente censitário municipal, com salário de R$ 2.100, e supervisor, que tem remuneração de R$ 1.700. A jornada de trabalho do recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. O contrato tem duração de até três meses e pode ser prorrogado.
Para Londrina, o concurso prevê a contratação de mais dez profissionais. Atualmente, a cidade conta com o trabalho de 512 recenseadores, sendo que 132 deles iniciaram as atividades somente na última semana. O diretor do IBGE no município, Fabio Fujimoto, adiantou que os novos profissionais não serão convocados imediatamente. Segundo ele, as vagas são para preencher um cadastro de reserva, que será acionado caso haja a desistência dos que já estão em campo. Desde o início dos trabalhos, na primeira semana de agosto, 51 recenseadores tiveram que ser substituídos após desistirem dos trabalhos na cidade.
Em todo o país, mais de 6.500 rescisões foram registradas. O número representa menos de 5% do total de contratados e, segundo o IBGE, está dentro do esperado. Entre os principais fatores para o abandono dos postos, segundo levantamento feito pela BBC Brasil, estão a baixa remuneração, a falta de uma ajuda de custo para a realização dos trabalhos, como auxílio transporte e vale-alimentação, além de episódios de violência e ameaças registrados durante as entrevistas. Fujimoto pediu para que a população receba bem as equipes, que estarão sempre uniformizadas, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação com QR Code e um celular com internet para a coleta dos dados. Caso surja alguma dúvida durante o questionário, o entrevistado também poderá checar se o profissional está habilitado nos canais oficiais do IBGE.
O Censo tem o objetivo de realizar uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e traçar um perfil socioeconômico do país. As informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados. Até o momento, pouco mais de 20% dos 200 mil domicílios de Londrina foram visitados. A previsão é de que o trabalho seja totalmente concluído até o final de outubro.
Fonte: Redação CBN Londrina