O objetivo da secretaria é aproximar as empresas dos trabalhadores e promover a inclusão social.
O evento está sendo chamado pela secretaria de dia D do trabalhador com deficiência. Estarão no mesmo recinto as empresas que ofertam vagas PCD, ou seja, direcionadas para os trabalhadores com deficiência. Toda a estrutura da secretaria do trabalho deve ficar à disposição do evento. O atendimento vai ser exclusivo às empresas e aos trabalhadores PCD. O Secretário do trabalho em exercício, César Makiolke explica quando vai ser esse evento e os horários.
Esse evento vai ser realizado pela primeira vez após a pandemia, ou seja, há pelo menos 3 anos que nada do tipo foi realizado pela secretaria. As empresas que tem vagas para o trabalhador com deficiência estão sendo convidadas para o evento. Muitas vezes elas oferecem as vagas, mas o trabalhadores sequer ficam sabendo. O dia D vai ser uma oportunidade para aproximar os trabalhadores dessas empresas de maneira que os as vagas oferecidas possam ser preenchidas no dia ou nos dias seguintes ao evento, como explica o secretário em exercício.
O secretário do trabalho diz que tem uma limitação de espaço físico na agência em que o evento vai acontecer na rua Pernambuco, 162. Por esse motivo é importante que os empresários procurem a secretaria o quanto antes para que tudo seja organizado de maneira antecipada. A contratação de trabalhadores PCD, ou seja, com deficiência é uma obrigação legal para as empresas, mas acima de tudo uma ação social para a inclusão destes trabalhadores.
Fonte: Redação CBN Londrina