Reformas nos jazigos devem ser concluídas até esta quinta-feira e se o serviço for executado por algum pedreiro ou pintor é preciso pedir autorização.
O Dia de Finados está chegando e a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina orienta a população sobre os prazos para a limpeza, pintura e reforma dos jazigos. Segundo a Acesf, os serviços de manutenção também foram reforçados com a proximidade da data, a de maior movimentação nos 13 cemitérios municipais, que devem receber este ano cerca de 150 mil visitantes.
Entre os mais procurados estão o Jardim da Saudade, na zona Norte, o cemitério São Paulo e o São Pedro, na área central. De acordo com a Autarquia, foram intensificados os serviços de limpeza e manutenção, recolhimento de entulho, poda de árvores, pintura dos cruzeiros, dos meios-fios e muros.
A Acesf lembra que o prazo para reformas nos jazigos vai até esta quinta-feira. Já as pinturas podem ser feitas até sexta-feira e a limpeza dos jazigos são permitidas até às 18h, do próximo sábado, 29 de outubro. Quem não conseguir finalizar as obras dentro do prazo, vai ter que esperar até o dia 3 de novembro.
No caso dos serviços feitos por pintores ou pedreiros é preciso pedir autorização, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Divisão de Cemitérios da Acesf, na Avenida JK. É cobrada uma taxa de R$ 36,89 por serviço e a pessoa deve levar o nome completo, o CPF e o telefone do profissional que vai executar o trabalho. Qualquer dúvida é só ligar para o 3372-7881 ou 3372-7850 ou ainda acessar o site da autarquia.
Para facilitar a visitação, a localização exata dos jazigos pode ser consultada no site da autarquia, na aba serviços, onde está escrito: “Local da Sepultura” e basta ter o nome completo da pessoa falecida. Outra opção é procurar o jazigo usando o serviço de georreferenciamento da Prefeitura, seja com o nome do falecido, a data do óbito ou o número da quadra do jazigo.
Para acessar o georreferenciamento dos cemitérios é só buscar o endereço eletrônico acesf.londrina.pr.gov.br/buscador.
Fonte: Redação CBN Londrina