Percentual dos que vão comprar presentes de natal é inferior ao do ano passado.
Num momento em que o cenário econômico parece incerto e um novo governo vai se formando os consumidores paranaenses parecem ter colocado o pé no freio quando o assunto é compras de natal. A sondagem feita pela Fecomércio e pelo Sebrae mostra que 78,8% da população pretende presentear no Natal. O percentual é inferior aos 82,3% registrados no ano passado.
Outro dado revelado pela pesquisa mostra que o valor que se pretende gastar também e menor que no ano passado. Em 2021 R$ 434,95. Agora R$ 322,36. A sondagem mostrou que entre os motivos para gastar menos estão problemas financeiros e o desemprego.
Para aqueles que pretendem comprar presentes os itens principais devem ser vestuário com 54% da preferência, brinquedos, 38% e calçados com 16%.
Um dado interessante também apontado pela pesquisa mostra os locais de preferência dos consumidores paranaenses para fazer as compras de natal. As campeãs são as lojas de bairros com quase 33% das preferências, lojas das regiões centrais 25%.
Os dados disponibilizados pela Fecomércio também mostram a série histórica das sondagens. De 2013 até agora o ano de maior otimismo quanto as compras de natal foi 2014, o pior 2013.
Fonte: Redação CBN Londrina