Cerca de 15 mil alunos devem ser matriculados na rede municipal de ensino de Londrina para o próximo ano letivo.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que encerra, nesta sexta-feira (9), o prazo para a efetivação da matrícula escolar de 2023, para as crianças que vão estudar do P4, P5 ao 1º ano (3 a 6 anos), na rede municipal de ensino.
Para efetivar a matrícula, os pais e responsáveis precisam comparecer à escola ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) indicado no site da Prefeitura (www.londrina.pr.gov.br/matriculas2023) para efetivar com a entrega da documentação das crianças.
Para tanto, a SME pede que os adultos agendem um horário na unidade escolar indicada na carta matrícula. Isso pode ser feito por telefone ou através do link disponível através do QR-Code. Essa é uma etapa obrigatória para garantir a vaga na escola ou CMEI da rede pública no próximo ano.
Em Londrina, a estimativa é que 15 mil alunos devam se matricular na rede municipal. Até o momento, de acordo com dados da SME, 11.441 já estão matriculados, restando ainda outros 3.731 estudantes efetivarem a matrícula.
Os estudantes estão sendo direcionados para as unidades escolares através do sistema de georreferenciamento. “A partir de 2023, o cadastro será disponibilizado no site da Prefeitura para todos pais que tiverem interesse em matricular seus filhos em uma vaga na rede municipal de ensino, sendo assim as vagas não preenchidas estarão novamente disponíveis”, explicou a diretora administrativa e de planejamento da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese,
Além dessa fase, no próximo mês (janeiro de 2023) será aberto novamente o sistema de matrículas para os pais solicitarem transferência para a unidade desejada, mas, assim como explicou a diretora, dessa vez, será apenas com as vagas remanescentes.
Em casos em que dois irmãos, por exemplo, sejam encaminhados, por algum motivo, para escolas diferentes, é possível entrar em contato com a SME, que irá verificar a situação para reposicionar os estudantes em uma mesma unidade.
Isso somente será possível quando a instituição oferecer os anos indicados para a idade da criança.
Ao longo de 2023, todos que necessitarem de transferência ou estiverem chegando na cidade e precisarem de vaga na rede municipal, poderão fazer o cadastro para o posterior encaminhamento às unidades. Isso vale para toda a rede, tanto do P4, P5 e 1º ano como para os anos seguintes (2º, 3º, 4º e 5º).
Atendimentos
As equipes da Secretaria Municipal de Educação podem esclarecer ao público, por telefone, sobre o processo de cadastro ou efetivação das matrículas. O contato deve ser feito com o setor de matrícula e documentação escolar, pelos números 3375-0290, 3375-0235, 3375-0102, 3375-0236 e 3375-0237, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Redação Paiquerê