Somente a capina de praças, canteiros, terrenos e fundos de vale ultrapassou os 34,1 milhões de m² limpos em 2022; mais de 120 mil toneladas de lixo foram encaminhadas à CTR
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), encarregada dos serviços de limpeza pública na área central, bairros e distritos rurais de Londrina, divulgou nesta quarta-feira (28) o balanço das atividades desenvolvias em 2022. Apesar de o ano ainda não ter chegado ao fim, boa parte dos contratos têm ordem de serviço fechada para o mês e, portanto, já podem ter os resultados contabilizados e avaliados.
Capina – O serviço de capina e roçagem, responsável pelo corte da grama em praças, canteiros de avenidas, rotatórias, fundos de vale, vielas e terrenos pertencentes ao Município, ultrapassou os 34,1 milhões de m² limpos nos dois lotes no decorrer do ano. A logística da ação divide o mapa da cidade ao meio e, em cada área, o volume de produção pode chegar a 1,7 milhões de m² nos meses de altas temperaturas e chuvas constantes. Já entre abril e agosto, quando o clima é mais ameno, o rendimento médio atinge 1,1 milhão de m².
Terrenos particulares – O relatório de corte do mato em lotes privados indica que, nos últimos 12 meses, 1.476 terrenos foram percorridos pela CMTU. O montante representa um total de quase 906.600 m² que deveriam receber limpeza dos proprietários, mas ganharam asseio por parte do Município. Em casos assim, o Código de Posturas prevê a penalidade de multa de R$ 2,00 por metro quadrado não roçado, mais R$ 0,46 pelo trabalho realizado para cada metro quadrado e uma taxa de 10% sobre o valor dos serviços.
Coleta – Com a previsão de retirar das ruas em dezembro cerca de 11 mil toneladas de rejeito e materiais orgânicos, a coleta domiciliar irá fechar o ano com a marca de 124.656 toneladas de lixo encaminhadas à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), onde a quantidade de chorume – líquido gerado a partir dos processos biológicos, químicos e físicos de decomposição da matéria orgânica – bateu os 30.418 m³ tratados.
Recicláveis – O recolhimento dos recicláveis, operado pelas sete cooperativas de catadores contratadas da companhia, retirou dos domicílios e devolveu à cadeia produtiva aproximadamente 7 mil toneladas de papel, plástico, alumínio, vidro e outros itens passíveis de reaproveitamento.
PEVs – Nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, mais de 16 mil m³ de entulhos, móveis velhos, restos de poda e outros resíduos foram descartados corretamente pela população, evitando, assim, o depósito irregular em fundos de vale e terrenos baldios.
Varrição – Por meio do contrato de varrição de áreas públicas, quase 25 milhões de metros lineares receberam limpeza no quadrilátero central e nos bairros. O volume de trabalho atingiu o maior pico em setembro, com 2.069.020 de metros varridos, enquanto o menor índice foi registrado em maio, com 2.064.668 metros.
Lavagem – Realizado com o objetivo de remover a sujeira causada pelos pombos que habitam a área central, o trabalho de lavagem de pisos chegou à marca de quase 9,8 milhões de m² beneficiados. Entre os lugares atendidos no contrato estão o Bosque Marechal Cândido Rondon; o Calçadão; praças Marechal Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e Willie Davids; além das avenidas Rio de Janeiro e São Paulo.
Poda – O serviço de poda de árvores contabilizou 5.064 intervenções nas modalidades levantamento; que consiste na remoção dos galhos mais baixos da copa, de modo a retirar partes que impeçam a livre circulação de pedestres e veículos, e adequação; empregada para desobstruir vias e melhorar a visualização de placas de trânsito, por exemplo.
Ajardinamento – O contrato de manutenção de jardins atingiu o índice de 57.427 m² atendidos, somando 25 rotatórias contempladas em todas as regiões do município, além da floreira que circunda o Igapó II. Ao longo do ano, foram utilizados na ação 500 m³ de adubo composto; 250 m³ de terra vegetal; mais 152.792 mudas das espécies lutiela, iresine, moreia branca, salvia anã, dentre outras.
Espaços de lazer – As atividades de conservação de áreas verdes, que incluem a limpeza de superfícies aquáticas, varrição, capina e transporte de detritos, contemplaram o Igapó; lagos Norte e Cabrinha; o Zerão; Aterro; vales Verde e Água Fresca; Centro Cívico; córrego Pequeno Mundo, entre outros espaços.
Boa Praça – Em 2022, cerca de 40 empresas mostraram que são “boa praça” e adotaram 44 áreas públicas – somando mais de 83.371 m² – para levar cuidado e beleza a praças, rotatórias e canteiros. Como contrapartida ao exemplo de cidadania e apoio na manutenção do município, as organizações receberam autorização da CMTU para implantar placas publicitárias nos locais.
Para Álvaro Nascimento, diretor de Operações da CMTU, manter a limpeza e a organização de uma cidade como Londrina exige investimento e muita dedicação. Ele explicou que, diariamente, centenas de pessoas estão nas ruas envolvidas em atividades muitas vezes não percebidas, mas que são essenciais no manejo da paisagem urbana. “Muita gente considera que o problema do lixo acaba quando o caminhão da coleta passa no seu bairro. Mas a verdade é que, todos os dias, em torno de 650 trabalhadores dão duro para fazer de Londrina um lugar melhor para os moradores e visitantes, em ações constantes e articuladas que demandam planejamento e esforço”, destacou.
O diretor frisou que, além de se manter firme na administração de contratos que geram trabalho e renda para centenas de famílias, em 2023 a CMTU pretende avançar ainda mais na limpeza da cidade, despertando no cidadão sentimentos de identificação, pertencimento e responsabilidade. “Zelar por Londrina é uma tarefa tanto do poder público quanto da população”, declarou.
No endereço cmtu.londrina.pr.gov.br, na opção “Transparência”, é possível acessar detalhes e valores dos contratos de limpeza mantidos pela companhia, bem como conferir o regulamento dos termos de concessão, licitações, convênios, contratações e autorizações gerenciados pelo órgão.
Fonte: Redação Blog Londrina