LONDRINATRABALHOÚltimas Notícias

Sindicatos realizam I Semana dos Trabalhadores e Trabalhadoras

O Coletivo de Sindicatos, realiza de 2 a 8 de maio, a Semana dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Londrina e Região. O evento vai contar com várias atividades para marcar o Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio.

De acordo com uma das coordenadoras do Coletivo de Sindicatos e diretora da APP-Londrina, Luciana Sumigawa, a Semana visa resgatar a luta dos trabalhadores na construção da sociedade.

“Nos dias de hoje, o Dia do Trabalho tem sido lembrado com festas realizadas pelos sindicatos para suas categorias, no entanto, entendemos que é importante relembrar que os direitos conquistados ao longo dos anos é fruto de lutas onde os sindicatos tiveram um papel fundamental nestas conquistas”, declarou Sumigawa.

Para Laurito Porto Lira, diretor de formação do Sindicato os Bancários de Londrina e Região e membro da coordenação do Coletivo, a semana é importante porque vai destacar o papel do movimento sindical na luta por direitos da classe trabalhadora.

“Muita gente não sabe, mas a maioria dos direitos trabalhistas brasileiros foram conquistados a partir de muita luta e mobilização dos trabalhadores. Isso significa que muito do que temos hoje é consequência da coragem dos trabalhadores do passado em pleitear condições mais justas”, destacou Lira.

Programação

02/5 – 19h – Apresentação de live no Portal Verdade com o tema “O papel dos sindicatos na redemocratização do Brasil”, com a participação do Jornalistas Fábio Silveira e José Maschio

03/5 – 10h – No Calçadão (em frente ao Banco do Brasil) – Varal de lutas: apresentação de cartazes com informações sobre os principais direitos conquistados pelos trabalhadores desde o século XIX

08/5 – 19h30 – Sindicato dos Metalúrgicos (Rua Bahia, nº 430) – Curso de formação com o tema: “Linguagem e Disputa do Simbólico”, com o Doutor em Estudos da Linguagem, Reinaldo Zanardi”

Website | + posts
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios