Evento promove integração e valorização das diversas identidades e expressões artísticas
Na próxima sexta-feira, 1º de março, o Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebe o “Festival das Diversidades”. Com início às 18h30min, no gramado central, o evento tem o propósito de promover a integração entre servidores, discentes, docentes e a comunidade externa da Universidade, em prol da defesa dos Direitos Humanos e celebração das diversas identidades.
Aberto a todos, o Festival das Diversidades convida os participantes a levarem manifestações artísticas e culturais. Desde poesias expostas em um varal, até quadros, fotografias, atuações, apresentações musicais solo ou em bandas, e instalações artísticas, haverá espaço para todos os tipos de expressões.
“Queremos criar um espaço onde todos se sintam acolhidos e valorizados por quem são. É uma celebração da diversidade e uma afirmação dos valores fundamentais dos Direitos Humanos”, destaca Úrsula Boreal, estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL e integrante da organização do evento.
Segundo Úrsula, além das apresentações selecionadas previamente, durante todo o dia do festival, os visitantes poderão acompanhar a tradicional Feira de Artesanato vinculada ao CLCH Cultural. Esta é uma oportunidade não apenas de apreciar o talento artístico da comunidade acadêmica, mas também de apoiar o empreendedorismo local.
“A gente convida todas as pessoas que são artistas para estar trazendo a sua contribuição. Todas as pessoas que têm algum interesse na arte, na diversidade, nos direitos humanos, nas múltiplas possibilidades de existência, para estarem com a gente aqui nos prestigiando, trazendo as suas perspectivas, trazendo suas amigas, trazendo suas pessoas queridas, que é talvez o nosso maior objetivo nessa construção”, pontua a socióloga.
O Festival das Diversidades é uma iniciativa conjunta da Comissão Organizadora da Semana de Ingressantes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, do projeto Práxis Itinerante e do próprio Centro de Letras e Ciências Humanas, todos vinculados a UEL.
Para mais informações e atualizações sobre o evento, você pode acompanhar as redes sociais da ação concentradas no linktree [festival das diversidades].
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.