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26ª Conferência Nacional dos Bancários destaca defesa dos empregos frente às novas tecnologias

A 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada em São Paulo, no último domingo (9), reuniu 632 delegadas e delegados representantes de sindicatos de bancários de todo o país.

Durante o evento, foram aprovadas as reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2024, que incluem um aumento real de 5%, uma PLR [participação nos lucros e resultados] maior, ampliação de direitos, além de questões como o fim do assédio, cobranças abusivas de metas e a defesa do emprego frente às novas tecnologias.

Para Laurito Porto Lira, diretor de formação do Sindicato dos Bancários e coordenador do Coletivo de Sindicatos de Londrina, a Conferência dos Bancários é uma demonstração da força do movimento sindical.

“A realização da Conferência dos Bancários representa a força de organização que os trabalhadores podem conquistar, somos a única categoria realizando uma negociação coletiva nacional com mais de 100 empresas. Proporcionando que todos os trabalhadores da categoria bancária tenham o mesmo salário base, direitos sociais e de saúde em todo o território nacional. Isso é exemplo para as demais categorias na busca de unir forças para a manutenção de direitos e ampliação de novos para todos os trabalhadores”, destaca Laurito.

O Sindicato dos Bancários de Londrina e Região marcou presença com seis diretores na Conferência Nacional. Entre eles, Laurito Porto de Lira Filho (Secretário de Formação), Vanessa de Almeida (Diretora Adjunta) e Daniele Ruzza (Secretária de Imprensa). Além disso, Valdecir Sebastião Cenali (Secretário de Administração) e Daniele Ruzza participaram dos debates do Banco Bradesco, Carlos Choji Kotinda (Diretor Adjunto) e Laurito Porto de Lira Filho representaram o Banco do Brasil e Felipe de Albuquerque Pacheco (Presidente) acompanhou as demandas apresentadas pelos trabalhadores da Caixa Econômica Federal.

Pautas discutidas

Laurito ressaltou a importância dos debates durante o evento, especialmente, sobre a regulamentação do ramo financeiro e os impactos da inteligência artificial nos empregos. “Foi um momento rico em debates para a construção da minuta e a respeito da representação dos trabalhadores com o olhar sobre a regulamentação do ramo financeiro com a presença de fintechs, cooperativas de crédito, financeiras e bancos de investimentos, e o debate a respeito dos impactos da inteligência artificial sobre os empregos”, afirma.

Foto: Bancarios de Campos

As principais pautas foram divididas em nove eixos, entre eles: o aumento real de 5% (inflação + 5%), fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas, representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro, defesa dos empregos frente aos avanços tecnológicos, redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico, reforma tributária para tributar os super ricos, fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva, ampliação da sindicalização e a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora.

Entre os desafios abordados, destacam-se o contato com trabalhadores em home office e a mobilização dos jovens bancários. A liderança enfatizou a necessidade de engajar esses grupos na luta pela manutenção e ampliação de direitos da categoria.

Próximos passos

A aprovação da minuta de reivindicações será realizada hoje, 13 de junho, em assembleias por sindicatos de bancários de todo o país. Após essa etapa, as demandas serão entregues à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para iniciar as negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2024.

Laurito comentou, ainda, sobre a importância da mobilização contínua da categoria e do diálogo com a população para fortalecer a luta dos bancários.

“Após a aprovação da minuta, ocorrerão atividades de mobilização e organização da categoria sobre a defesa dos direitos dos bancários. Precisamos ampliar nossas forças para a mesa de negociação com a Fenaban e também buscar o diálogo com a população sobre nossas pautas e reivindicações, visando melhorar o atendimento bancário e a qualidade dos serviços prestados, com a contratação de mais bancários,” finalizou.


Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.

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