Os equipamentos passarão por duas verificações: Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade dos Sistemas
Neste sábado (29), a Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou a cerimônia de sorteio e escolha das urnas eletrônicas que passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas no segundo turno das eleições, que acontece neste domingo, 30 de outubro.
“De acordo com a legislação vigente, o TRE-PR deve promover a auditoria de 35 urnas eletrônicas, como foi feito no primeiro turno, com a presença de entidades fiscalizadoras e empresas de auditoria externa, e nenhuma irregularidade foi constatada”, declarou a juíza de Direito Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, presidente da CAVE.
A procuradora eleitoral, Dra. Eloisa Helena Machado, afirmou que este ano houve um salto na quantidade e na qualidade das auditorias realizadas, com o aumento de urnas que passam pelo procedimento e com a transmissão ao vivo dos trabalhos. “A cada ano que passa acredito que o sistema eleitoral como um todo se reafirma”, declarou.
Cédulas
As cédulas de papel que serão utilizadas no Teste de Integridade foram preenchidas pelo corpo de cadetes da Polícia Militar do Paraná, estudantes universitários da UniDomBosco e do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), indicados pelo Núcleo de Estudos em Direito Eleitoral (NEDEL).
Auditorias
As auditorias acontecem neste domingo, 30 de outubro, das 8h às 17h: 27 urnas terão a captação e contagem de votos verificados no Teste de Integridade e oito passarão pelo Teste de Autenticidade do Sistema, no próprio local de votação, para verificar se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Teste de Integridade com 25 urnas eletrônicas acontecerá no edifício-sede do TRE-PR, realizado por servidoras e servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público. Outras duas urnas eletrônicas passarão pelo mesmo teste na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), dentro do Projeto-Piloto com Biometria.
Fonte: Redação Paiquerê FM