Serviços desempenhados pela Secretaria Municipal do Ambiente neste ano incluíram plantio e distribuição de mudas, entrega de ração a protetores, ações de fiscalização e conscientização ambiental, entre outros trabalhos
No decorrer de 2022, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realizou diversas ações no município de Londrina, por meio dos órgãos que integram sua estrutura. De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, o ano foi marcado por realizações como a reabertura do Parque Municipal Arthur Thomas, em janeiro, e pela destinação, em dezembro, de R$ 10,8 milhões para a revitalização da unidade, que já está em processo licitatório. Siena destacou que o parque recebe milhares de visitantes, incluindo cidadãos e escolas de Londrina e região, e que um dos principais focos da Sema é a educação ambiental e a conscientização da população para a preservação do meio ambiente.
“A Sema tem consciência de que as mudanças que vão melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida do londrinense dependem de ações conjuntas entre os órgãos públicos e a população, e é com essa união que esperamos iniciar o ano de 2023”, salientou o secretário.
Confira algumas das principais realizações da SEMA nos últimos 12 meses:
Diretoria de Áreas Verdes – O setor é responsável pela arborização de Londrina e seus distritos, assim como pela melhoria da qualidade do ecossistema local. Em 2022, foram viabilizados pela diretoria os plantios de 7.805 mudas de árvores no município, sendo 5.052 plantadas pela própria equipe da Sema e 2.753 por munícipes que solicitaram mudas junto ao Viveiro Municipal. As ações foram distribuídas por todas as regiões da cidade, incluindo locais como as avenidas Duque de Caxias, Doutor João Nicolau e Angelina Ricci Vezozzo, os conjuntos Luiz de Sá e José Belinati, Córrego Bom Retiro, Jardim Coliseu, Lago Norte, fundos de vale e vários outros pontos.
Em 2022, também foram plantadas 40 mil mudas na bacia hidrográfica do assentamento Eli Vive, como medida de mitigação do efeito estufa que deve ser cumprida pelas concessionárias de veículos, conforme instituído pela Lei Municipal nº 10.766/2009. A ação é referente ao período abrangido entre 2017 e 2021, e os plantios foram realizados pelo Rotary Club de Londrina, através do Sincovave. Desta forma, Londrina plantou em 2022, quase 50 mil árvores nas áreas urbana e rural.
Além disso, o órgão realizou ações como o recolhimento de 271 árvores caídas, erradicação de outras 3.062 que estavam comprometidas – conforme laudos técnicos emitidos por profissionais habilitados da Sema – e poda de 3.196 árvores. A diretoria emitiu ainda diversos laudos técnicos e pareceres ambientais, e foi responsável pela aprovação de projetos de arborização de loteamentos na cidade.
Gerência de Fiscalização Ambiental – No ano de 2022, foram realizadas 1.021 ações de fiscalização ambiental, voltadas a coibir práticas como poluição sonora em estabelecimentos comerciais e soltura de fogos de artifício com estampido, queimadas, descarte irregular de resíduos, corte irregular de árvores, podas drásticas e outros danos ambientais. Também foram emitidas 720 notificações ambientais e 544 autos de infração ambiental.
Gerência de Parques e Biodiversidade – Reaberto em janeiro, o Parque Arthur Thomas recebeu diversas melhorias. Foram feitas pinturas de monumentos e bancos, instalação de parque infantil e mesas à beira do lago, reparos no calçamento e revitalização do corrimão da ponte do Córrego Piza, reabertura da Trilha do Tatu e substituição de placas informativas, entre outras ações. A unidade também foi contemplada com R$ 10,8 milhões para obras de revitalização, que terão início em 2023. No final de outubro, a gerência publicou um edital de chamamento voltado à contratação de empresas e apicultores para retirar colmeias de áreas urbanas, visando promover a segurança da população e a preservação de insetos importantes para a cadeia da biodiversidade.
Diretoria de Controle Ambiental – O órgão realizou a emissão de 693 licenças ambientais, todas direcionadas a atividades ou empreendimentos que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local, conforme tipologia definida pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Resolução CEMA 110/2021). Para isso, foram considerados critérios que incluem o porte, potencial poluidor e natureza da atividade, abrangendo áreas como os setores agropecuário e industrial, serviços de infraestrutura e comércio e empreendimentos imobiliários, entre outros.
Gerência de Educação Ambiental – O setor é responsável pela Biblioteca Móvel Ambiental e, no ano de 2022, com a volta do funcionamento da iniciativa, foram realizadas 16 atividades de junho a dezembro, atendendo 1.280 pessoas, principalmente crianças entre 6 e 12 anos.
Já o projeto Descobrindo o Parque, que envolve as escolas e instituições de Londrina e região em trilhas guiadas repletas de aprendizado pelo Parque Municipal Arthur Thomas, somou quase 40 turmas, com um total de 1.584 pessoas envolvidas. Promovido em junho, o evento “Um Dia no Parque” levou aproximadamente 4 mil visitantes ao Parque Arthur Thomas.
Entre fevereiro e novembro, a gerência realizou 29 palestras de conscientização, tendo atendido 1.540 pessoas, principalmente em escolas da cidade, e coordenou quatro grandes ações de recebimento de lixo eletrônico, sendo que aproximadamente 3,5 toneladas de resíduos foram destinadas da maneira correta, para não prejudicar o meio ambiente.
Além disso, a Gerência de Educação Ambiental participou de 15 ações de plantio, com um total de 625 mudas plantadas e participação de 879 pessoas, todas em parceria com o Viveiro Municipal da Sema.
Diretoria de Bem-Estar Animal – Com o total de 735 denúncias abertas, a Diretoria de Bem-estar Animal realizou 1.274 vistorias, que envolveram notificações, autuações por maus-tratos e abandono. Foram apreendidos 125 animais de grande porte soltos em vias públicas e providenciada a adoção de 10 animais, entre cães e gatos.
O programa Banco de Ração, executado pela Sema, distribuiu mais de 58 toneladas de ração, sendo 4.950 kg para gatos e 53.065 kg para cães. No total, a iniciativa atendeu 654 famílias e protetores, e duas organizações não governamentais (Ongs).
Texto: Giulia Carradore, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina
Fonte: Redação Blog Londrina