Dois casos são considerados suspeitos e estão em isolamento. Até o momento, a cidade soma 13 confirmações da doença.
O novo boletim da Secretaria Municipal de Saúde registrou três novas notificações da Mpox, conhecida anteriormente como “Varíola dos Macacos”, aqui na cidade. No informe do dia 10 de janeiro, eram 103 registros. Agora, este número subiu para 106.
Atualmente, dois casos são considerados suspeitos e os pacientes estão em isolamento. Desde o início do monitoramento da doença, Londrina teve 13 confirmações. A positivação mais recente foi divulgada pela pasta no informe do dia 27 de dezembro do ano passado.
O novo balanço apresentado pela Secretaria, nesta terça-feira (31), indicou que o número de casos descartados passou de 75, no boletim passado, para 78, no atual. Além disso, outros cinco exames tiveram resultados inconclusivos e, até o momento, oito pessoas não coletaram amostras para realização do diagnóstico.
A Mpox é transmitida através de contato com pessoas contaminadas pela doença ou através de objetos infectados. Alguns dos sintomas são feridas na pele, febre, gânglios inchados, dores no corpo e de cabeça.
A recomendação para aqueles que tiverem algum sinal da doença é que busquem atendimento de saúde para receber o tratamento mais adequado.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná soma 288 casos confirmados, desde o início do monitoramento da Mpox. Em todo o país, foram registradas aproximadamente 10.700 positivações e 11 óbitos por conta da doença.
Fonte: Redação CBN Londrina