O Conselho Nacional de Entidades deve intensificar a luta pela implementação do piso em Estados e Municípios e a revogação do NEM
O Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizou na quinta (9) e sexta-feira (10) um encontro com representantes de sindicatos de todo o país para debater estratégias para promover a valorização da categoria e unificar a agenda de lutas da educação pública.
A reunião ocorreu em Brasília (DF) e contou com uma ampla análise de conjuntura realizada pelo jornalista em políticas públicas e governo, Antônio Augusto de Queiroz.
A doutora em educação, Erika Moreira Martins, apresentou também um breve histórico da presença de grupos empresariais nos espaços de construção de políticas públicas de educação, desde o contexto da redemocratização do Brasil.
A Vice-Presidenta da CNTE e Secretária de Assuntos Jurídicos da APP, Marlei Fernandes ressalta que a reunião é fundamental para elaborar o calendário de lutas em consenso com todos(as) os(as) educadores(as) do país.
“O CNE após realizar uma longa análise de conjuntura, política, sindical e educacional, debateu um calendário de lutas. Elaboramos um plano intenso de lutas dos(as) trabalhadores(as) da educação. Temos o 8 de março, a luta pela implementação do piso e a revogação do NEM”, explica Marlei Fernandes.
Calendário de lutas
8 de março – Dia Internacional da Mulher
17 a 19 de março – 4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício
22 de março – Dia Nacional de Lutas pela aplicação do reajuste no piso e carreiras dos/as trabalhadores/as em educação
23 de março a 23 de abril – Organização 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública
1º de maio – Dia Internacional dos(as) Trabalhadores(as) – ações nas ruas
3 de maio – reunião virtual da CNTE para avaliação dos grupos de estudos e trabalhos
Fonte: APP-Sindicato