Evento busca dar aperfeiçoamento profissional e direcionamento integrado aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social
Teve início na manhã desta quarta-feira (15), o I Seminário Municipal “Trabalho Social com Famílias na Política de Assistência Social”, realizado pela Prefeitura de Londrina, em parceria com o curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, participaram da abertura oficial do encontro no Anfiteatro Cyro Grossi (Pinicão). As atividades estão sendo realizadas das 8h às 14h, de hoje até quinta-feira (16).
O objetivo do seminário é reunir os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em Londrina para um aperfeiçoamento profissional, orientações e alinhamento dos trabalhos desenvolvidos durante o atendimento ao público. “Isso faz parte do contexto da educação permanente e é muito importante termos um alinhamento teórico, porque ele serve como uma bússola, para que todos vão para o mesmo lugar. Temos a maior carta de serviços da Prefeitura Municipal de Londrina. Imagine se cada um olhasse para as famílias atendidas de um jeito. Então, é um alinhamento para que possamos nos debruçar e tratar as questões sociais de uma única forma”, explicou Micali.
Sobre isso, a chefe do Departamento de Serviço Social da UEL e representante da universidade no evento, Denise Maria Fank de Almeida, falou da importância da união dos órgãos públicos com as entidades prestadoras dos serviços do SUAS. “É uma alegria muito grande termos oportunidades como essa, de abrirmos nossa casa para receber a comunidade externa, que é um dos grandes propósitos da universidade através da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Precisamos manter e ampliar essas oportunidades que fazem a discussão afeta ao trabalho que diz respeito às políticas sociais. É fundamental fazermos o alinhamento, conversar e estudar, e trazer questões das dificuldades e desafios do dia a dia no trabalho”, elucidou Almeida.
Estão participando do seminário 420 profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação, Saúde, Idoso e de Políticas para as Mulheres, além dos atuantes que atendem nos serviços assistenciais de Londrina. Atualmente, 72 mil famílias estão cadastradas no sistema da assistência social de Londrina.
Durante a abertura, o prefeito Marcelo Belinati lembrou que nos últimos anos, nacionalmente houve uma queda no valor do repasse investido na área da assistência social, o que não aconteceu em Londrina. “Nós, aqui em Londrina, mais do que dobramos o orçamento da Assistência Social. Para ser mais específico, aumentamos em 125% e, hoje, ele passa dos R$ 100 milhões, o que é algo histórico para o nosso município. Eu sempre acreditei na equipe e nos profissionais da área. Aqui temos uma política pública transversal, onde temos trabalhado em várias áreas”, disse o prefeito.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Carolina Ferreira, também esteve no evento e falou sobre integração dos serviços do SUAS. “É muito importante termos esse espaço, principalmente depois de um período em que passamos lutando para termos o mínimo e de tantos retrocessos. Vamos falar sobre a qualificação dos serviços e estendê-la para aquilo que importa, que é o atendimento, a proteção social como fim e como meio do nosso trabalho”, afirmou Ferreira.
Após a composição da mesa e a fala das autoridades, teve início a palestra “Família, política social e trabalho social com famílias”, ministrada pela doutora em Saúde Mental pela Unicamp e professora do programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS), Regina Célia Tamaso Mioto. À tarde acontecerão as oficinas territoriais com avaliação e coleta de dados.
Já na quinta-feira (16), haverá a palestra “Trabalho Social com Famílias nos serviços, programas e projetos socioassistenciais” com a doutora em Políticas Públicas e professora dos cursos de graduação em Serviço Social e pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Solange Maria Teixeira. No período da tarde, serão realizadas as oficinas. O evento conta com transmissão ao vivo e gratuita pelo Canal do Youtube da Assistência Social de Londrina e tradução em LIBRAS. Também participou da mesa de honra o representante da Comissão de Educação Permanente no SUAS, Vanderley Pires.
Fonte: Blog Londrina