Dirigentes do Sindicato de Londrina estão paralisando nesta quarta-feira (12/04) o prédio da agência Centro do Bradesco e a agência Lord Lovat do Itaú em protesto contra demissões de bancárias. As agências permanecerão fechadas até o final do dia.
Com faixas nas fachadas dos bancos o Sindicato exige o fim das demissões e do fechamento de agências, valorização dos funcionários e respeito à liberdade sindical.
De acordo com o presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, a demissão no Itaú foi de uma diretora da entidade, o que configura prática antissindical. “Na ânsia de elevar ainda mais seus lucros, o Itaú tenta passar por cima da organização dos trabalhadores e da legislação, que garante a estabilidade no emprego ao dirigente sindical. Mas nem isso os bancos respeitam”, critica.
No caso do Bradesco, Felipe afirma que uma bancária foi demitida sem justa causa na terça-feira (11), contrariando o que a direção do banco disse na última rodada de negociação com a COE (Comissão de Organização dos Empregados) de que funcionários estavam sendo realocados no processo de fechamento de agências. “Pelo jeito, os gestores de Londrina não estão sabendo dessa orientação da alta cúpula do banco e desligamentos desse tipo só causam mais tensão nos demais funcionários, que não sabem o que virá no futuro”, salienta.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Londrina e Região