Gratuito e voltado a egressos da escola pública, o Passo a Passo para a Universidade é uma iniciativa do Centro Juvenil Vocacional
O Cursinho Pré-Vestibular Passo a Passo para a Universidade (PPU), do Centro Juvenil Vocacional (CJV) fez a diferença na vida do jovem Murilo Augusto Pancione Silva, 18 anos. Há pouco tempo, o morador do Jardim do Sol (Zona Oeste) tinha expectativa zero de entrar para a universidade. Hoje, precisa escolher entre fazer ciência da computação na UEL ou na Unifil.
“Estudei minha vida inteira na escola pública. Fiz o ensino médio no Colégio Marcelino Champagnat. O PPU, que eu descobri através de um amigo meu que havia passado no vestibular, teve um impacto gigante na minha vida”, conta.
O cursinho realiza neste domingo (7) uma comemoração com os estudantes. De 31 alunos do ano passado, 25, ou 80%, garantiram vagas no ensino superior, seja na UEL ou por meio de bolsas integrais do Prouni.
Implantada em 2020, a iniciativa é gratuita e comunitária e conta com o trabalho voluntário de 26 pessoas, entre professores, pedagogos, cozinheira, bibliotecário e secretário. “O público do projeto são jovens estudantes da rede pública de educação das regiões norte e oeste de Londrina”, conta o diretor do CJV, Ismael Giachini Frare.
Segundo ele, o processo seletivo dos alunos leva em conta critérios de renda, cor e gênero. “Além disso, o PPU desenvolve acompanhamento de projeto de vida através de oficinas e atendimentos feitos por estagiários e profissionais de psicologia”, afirma.
Para Murilo Silva, o aprendizado no PPU não se limitou aos conteúdos das matérias. “Aprendi a ver que existem pessoas diferentes, de realidades totalmente diferentes. Aprendi a ser uma pessoa melhor, a me conhecer mais”, alega.
Silva ressalta que os professore ajudam os alunos a descobrirem suas vocações. “Gosto de frisar que o PPU é projeto muito sério e muito organizado, além de ser uma família que te abraça e te dá o apoio que às vezes a gente não tem em casa.”
Cursinho comunitário é mantido por doações
A iniciativa é mantida com doações mensais de pessoas e também do Projeto Investe em Mim, além de recursos da mantenedora do CJV, a Congregação dos Oblatos de São José.
O Centro Juvenil Vocacional é um espaço de formação para a juventude. E a Congregação é uma instituição de padres cujo objetivo é a educação de jovens.
A comemoração será às 17 horas na sede do CJV, que fica na Rua Darcirio Egger, 568, Shangrila B.
Fonte: Rede Lume de Jornalistas