Evento gratuito oferece apresentações teatrais, exposições de arte e bate-papos em prol da valorização da cultura afro-religiosa. Programação acontece nos dias 24 e 25 de junho no terreiro Ilé Àse Àlàyé
Neste fim de semana, nos dias 24 e 25 de junho, o coletivo Ọfà Dodún e Ilé Àṣẹ Àlàyé se unem para a realizar a 2ª Mostra Alàyé, evento que busca difundir e enaltecer a herança da cultura Yorubá por meio de apresentações teatrais, exposições de artes visuais e bate papo. A mostra é gratuita e será no terreiro Ilé Àse Àlàyé.
A expectativa do Ọfà Dodún é de que a mostra seja um espaço de apreciação e de transmissão da cultura afro-religiosa na cidade. “Entendemos cada vez mais que os nossos terreiros são espaços educativos, de aquilombamento, manutenção e resgate de uma identidade preta”, disse Rafa Tolújì, membro do coletivo.
A mostra tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (PROMIC) e está prevista para acontecer no ambiente virtual também. O evento tem início as 14h, com a abertura da exposição visual “Xirê”, que trará uma visão artística acerca da ritualística da religião candomblecista, agregando valor simbólico e estético às representações das divindades do panteão africano, assim como, da espiritualidade cultuada por esta tradição. A exposição estará disponível no terreiro até domingo (26), além de ser transmitida pelo Instagram @ofadodun.
Um dos destaques da programação é o bate-papo “O terreiro e a cidade: funções sociais e políticas culturais” com Mãe Omin e Egbomi Eddie Mansan. O evento acontecerá presencialmente às 15h, com transmissão ao vivo pelo Instagram. Por fim, às 16h30, a atriz e cantora Edna Aguiar conta a história da Preta do Leite, inspirada em um personagem da cultura Iorubá.
No domingo (26), a partir das 9h, haverá a transmissão da cena curta “Autoescravo”, com Erika Santos, através do canal do YouTube Ọfà Dodún. Santos é Performer em Diáspora Africana e Artista da Cena, Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Encerrando a programação, às 10h, ocorrerá o bate-papo presencial “O direito dos povos de terreiro: aspectos práticos”, com a presença de Ògán Welisson Aguiar e Teresa Mendes. Durante o encontro, eles compartilharão seus conhecimentos e experiências na militância política em defesa dos povos de terreiro, combate ao racismo religioso e o conhecimento jurídico para a proteção da comunidade candomblecista
“Os Artistas e palestrantes foram escolhidos pelo equilíbrio de pensar em pessoas que vivenciam as religiões afros, que também desenvolvem pesquisas e lutam pelas causas pretas”, conta Tolújì.
Serviço:
2ª Mostra Alàyé: Semeando a Cultura Yorubá
Data: 24 e 25 de junho
Local: Rua Safira, 46, no bairro Waldemar Hauer
Horário: A partir das 14h
Ingressos: Gratuito
*Com informações da assessoria, matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.