Quatro pessoas deram entrada em unidades de saúde diferentes da cidade apresentando os mesmos sintomas, sendo que homem de 48 anos não resistiu e acabou morrendo. Município apura possível ligação entre os casos
A Secretaria Municipal de Saúde começou a investigar, nesta quarta-feira (28), uma possível semelhança entre os casos de quatro homens, que seriam moradores de rua, que deram entrada em unidades de saúde da cidade apresentando os mesmos sintomas: falta de ar e dores no corpo. Três deles procuraram as unidades de pronto atendimento (UPAs) dos jardins do Sol e Sabará, na zona oeste.
Dois foram transferidos para o Hospital Universitário (HU) e o terceiro sofreu um infarto fulminante antes do encaminhamento e acabou morrendo. O quarto homem foi levado diretamente para o HU pelo Samu. Os quatro casos teriam sido registrados num intervalo de poucas horas durante a madrugada desta quarta-feira. Há a suspeita de que eles teriam sido envenenados.
De acordo com o secretário de Saúde, Felippe Machado, os casos passaram a ser apurados depois de a autarquia ser informada pelo próprio HU, que estranhou a semelhança dos sintomas apresentados pelos homens. Por meio de nota, a assessoria do hospital confirmou inclusive que também apura a possibilidade de pelo menos um dos pacientes ter sido envenenado.
Machado, por sua vez, disse que ainda é cedo para fazer suposições. Por outro lado, ele garantiu que o município vai tomar todas as medidas cabíveis para descobrir as causas dos sintomas, e se houve a intenção por parte de alguém para que os moradores de rua passassem mal e procurassem atendimento médico.
Não foi informado se os moradores de rua se conhecem, tampouco se eles tinham o costume de frequentar a mesma região da cidade. A CBN também entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil, para saber se foi registrada alguma denúncia relacionada aos casos. Por meio de nota, o órgão informou apenas que não foi notificado até o momento.
Fonte: CBN Londrina