Os postos de saúde e unidades de pronto atendimento de Londrina já começam a sentir o efeito do novo aumento de casos de covid-19 e outras doenças respiratórias.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sabará, por exemplo, que já foi o principal ponto de atendimento para coronavírus, voltou a registrar alta de pacientes nos últimos dias. De acordo com registros enviados por leitores do TEM, a unidade tem registrado uma alta demanda de pessoas que buscam atendimento. Usuários também relatam a demora no atendimento, dificuldades de comunicação, além de superlotação no espaço.
“Fiquei mais de seis horas para ser finalmente atendida. Parece que só tinha dois médicos trabalhando. Os profissionais foram prestativos, mas pelo visto já estão esgotados, né. Com tudo voltando”, disse uma das leitoras que procurou atendimento com suspeita de covid-19. A reportagem confirmou o tempo de espera com as senhas.
“Há uma dificuldade de comunicação na UPA também. Os profissionais têm que ficar gritando seu nome. O microfone não funciona direito, esse problema seria facilmente resolvido com um sistema tecnológico. Facilitaria pra todo mundo. É um transtorno para os enfermeiros e para os usuários. Sem contar muita gente no mesmo lugar. Só no tempo que fiquei lá, metade deu positivo para covid”, completou.
Atualmente, o município não tem nenhuma unidade que esteja realizando atendimentos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus. Os atendimentos podem ser realizados nas UPAs e também nas UBSs dos bairros.
Somente no último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou 533 novos diagnósticos positivos da doença. O número de internados também subiu para 57.
Recomendações
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou um novo decreto recomendando que a população atualize a imunização com as doses de reforço disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e volte a utilizar máscaras em ambientes fechados.
Fonte: Redação TEM