Leitores com empréstimos atrasados estão sendo conscientizados a regularizarem o cadastro sem multas ou penalidades; são mais de 3.200 livros não devolvidos
Com o intuito de conscientizar o público leitor de Londrina, valorizando e estimulando o amor ao hábito da leitura, o Sistema de Bibliotecas Públicas do Município (SBPML) lançou uma missão à população, a campanha “Compartilhe Conhecimento: Devolva o Livro!”. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura busca, por meio de sensibilização e informação, garantir que o acervo municipal de livros fique sempre disponível a todos. A divulgação começou na última segunda-feira (21) e a campanha vai até o dia 30 de outubro de 2023.
O objetivo principal é incentivar a devolução voluntária e oportuna de livros emprestados para que mais pessoas consigam ter acesso a essas fontes de conhecimento e cultura. Com o apoio dos leitores e leitoras, a ideia é criar um ciclo de compartilhamento de conhecimento duradouro, ajudando a fortalecer as bibliotecas públicas, e construindo uma comunidade mais engajada.
No decorrer da campanha, as bibliotecas municipais vão expor frases de incentivo à adesão da Campanha, como “Comece o dia devolvendo o livro” e “Sim, eu devolvo!”, além de expor casos curiosos de devolução de livro pelo mundo, como, por exemplo, livros devolvidos com mais de 100 anos de atraso, entre outros.
Atualmente, o Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina registra 3.273 livros com empréstimos atrasados, do total de 94.271 obras existentes, representando 3,14% do total. O acervo geral, somadas as oito bibliotecas municipais, possui 104.322 materiais de leitura disponíveis, incluindo 10.051 periódicos como revistas, jornais e outros itens que não ficam abertos para empréstimo.
O maior atraso identificado no sistema refere-se a um empréstimo feito há sete anos e seis meses, com data de retirada em 18 de janeiro de 2016.
Compõem o sistema de bibliotecas as unidades Biblioteca do CEU, Biblioteca do Museu de Arte (fechada para reforma), Biblioteca Infantil, Biblioteca Lupércio Luppi (Zona Norte), Biblioteca Municipal de Londrina (Centro), Biblioteca Ramal Vila Nova, Biblioteca Eugênia Monfranati (Zona Sul) e Biblioteca do Professor (dentro da Biblioteca Central). Mais informações e detalhes podem ser acessados clicando aqui.
Segundo a gestora cultural e bibliotecária da Secretaria Municipal de Cultura, Ana Cristina Mischiati, uma das condutoras da campanha, além de promover um fluxo de devoluções para recuperar parte do acervo hoje desfalcado, o trabalho também visa reduzir os atrasos e incutir a ideia da importância de possibilitar o acesso equânime ao público, com a manutenção da diversidade de títulos disponíveis. “Ainda busca fortalecer o senso de pertencimento e colaboração entre os leitores e as bibliotecas, promovendo um ambiente colaborativo e consciente. Cria uma atmosfera positiva em relação à leitura, incentivando um ciclo saudável de empréstimos e devoluções”, destacou.
Quem quiser colaborar e participar, pode entrar em contato com qualquer uma das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina e verificar quais livros possui emprestados. A partir disso, basta escolher uma data para fazer a devolução dos livros e devolvê-los no dia e horário combinados, entregando-os diretamente no setor de empréstimo das bibliotecas. No ato de devolução, é possível preencher um cupom para concorrer a prêmios especiais (mais detalhes ao final).
De acordo com a diretora de Bibliotecas, da SMC, Leda Araújo, durante o período da Campanha, até 30 de outubro, as bibliotecas estarão recebendo os livros sem quaisquer multas ou penalidades para os leitores. “Ao devolver o livro, você estará contribuindo para a preservação do conhecimento e tornando a leitura acessível a todos. Essa é uma oportunidade para que todos compartilhem sua paixão pela leitura e seja um agente de mudança, pois isso faz a diferença para outros leitores e deixa uma marca positiva nas nossas bibliotecas”, incentivou.
A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Diretoria de Bibliotecas Municipais, Tatiane Batista dos Santos, disse que a ideia da campanha veio a partir do inventário de acervo, pelo qual foi verificado que muitos títulos emprestados ainda não haviam sido devolvidos às bibliotecas do sistema. “A coordenação de acervo passou essa demanda à equipe, que elaborou em conjunto uma campanha, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de devolver os livros emprestados”, citou.
A data de encerramento, no dia 30 de outubro, aproveita para reforçar a divulgação e celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorre em todo o Brasil entre os dias 23 e 29 de outubro. Dessa forma, a finalização da campanha integrará a programação da SNLB deste ano.
Dos Santos ainda pontuou que a ideia de criar atrativos como sorteios e brindes não é para premiar os usuários em atraso, mas sim conscientizar o público sobre a importância da devolução e estimulá-lo a ir até as bibliotecas públicas para regularizar sua situação. “Dessa forma, os livros retornarão ao acervo e os usuários poderão voltar a emprestar livros e usufruir de todos os benefícios que as bibliotecas públicas disponibilizam. Nós acreditamos que podemos ter um ótimo retorno, mas para isso temos que contar com a colaboração da comunidade, seja devolvendo um livro em atraso ou divulgando para que a campanha atinja mais e mais pessoas”, concluiu.
Benefícios e incentivos – Quem colaborar com a devolução dos livros, poderá concorrer a prêmios especiais, após preencher um cupom quando fizer a entrega dos livros nas bibliotecas. Serão sorteados vale-descontos em livros nos sebos e livrarias, tais como o Sebo Capricho (lojas da rua Mato Grosso, 211; e Rua Prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, 50B; Loja Ciranda (rua Prefeito Hugo Cabral, 656); Olga, a Livraria (rua Pio XII, 313).
Também haverá sorteio de dez obras publicadas com incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic): A doce vingança (Mário Romagnolli); O poeta da rebeldia (José Antonio Pedriali); Só quero falar de alegria (Isabel Santta Cecília); O mensageiro dos Deuses (Marcelo de Carvalho Santos); Londrina e sua cultura musicial: nascimento e evolução (Semiramis Hermes Lück (Mimi Lück); Para preservar o planeta (com a gente dentro)! – Lara Haddad; Jussara, o besouro e o mundo (Luis Henrique Mioto); Continhos de Londrina (Isabela Cunha); Benedito e as coisas (Luis Henrique Mioto); e História de todas as idades (Lara Haddad).
Outros atrativos serão ingressos para eventos culturais, espetáculos e apresentações, por meio da Diretoria de Incentivo e do Promic; marca-páginas confeccionados por servidores das bibliotecas; e convites para participação em eventos especiais promovidos pelo Sistema de Bibliotecas, como forma de agradecimento pelo compromisso com a Campanha.
Poderão participar dos sorteios os leitores que estão com livros atrasados há mais de três meses, ou seja, os usuários que emprestaram livro até o mês de junho de 2023 e ainda não devolveram. Cada leitor terá direito a um cupom, independentemente do número de livros que possua em atraso. O sorteio será realizado no dia 1º de novembro deste ano.
Fonte: Blog Londrina