A eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Londrina ocorre neste domingo (1º), das 8h às 17h. O voto é facultativo. Todos os cidadãos maiores de dezesseis anos inscritos como eleitores no município poderão votar.
Para o exercício do voto, o eleitor deverá apresentar-se no local de votação com o título de eleitor e documento de identidade original com foto ou o aplicativo “e-título”, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Apenas colégios da rede municipal vão receber as urnas eletrônicas.
Os locais de votação já estão disponíveis no portal da Prefeitura de Londrina, em edital publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
No total, serão escolhidos 25 conselheiros tutelares para exercer um mandato de quatro anos, a serem distribuídos em cinco sedes, e suplentes para convocação quando necessária.
Conforme Magali Batista de Almeida, presidente do CMDCA, quem coordena esse processo em Londrina é o Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente . “O CMDCA tem uma comissão eleitoral que fez todo o trabalho, desde de a inscrição até chegar ao processo da eleição e de posse”, disse.
O CMDCA aprovou a candidatura de 42 concorrentes. Os candidatos foram submetidos a uma prova teórico-objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, além de uma prova de títulos, de caráter classificatório, e avaliação psicológica, de caráter eliminatório.
Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato. Acompanhe a lista de concorrentes disponível aqui.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.