Com sorteios de brindes e descontos em livrarias, Prefeitura trabalha para ter de volta mais de três mil obras emprestadas, algumas há mais de 10 anos
Tentar conscientizar quem pegou um livro emprestado em uma das sete bibliotecas municipais sobre a necessidade de devolver as obras, para que elas possam ser lidas por mais gente.
Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, a campanha “Compartilhe Conhecimento: Devolva o Livro” vai até 30 de outubro e para tentar convencer quem retirou uma das mais de três mil obras e não entregou no prazo a Prefeitura lançou alguns incentivos.
Entre eles, vale-desconto em sebos e livrarias e o sorteio de obras publicadas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic. A campanha começou no fim de agosto e vai até 23 de outubro, data em que se inicia a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
A coordenadora de Processamento e Formação de Acervo da Secretaria Municipal de Cultura, Zoraide Gasparini, conta que, até o momento, foram devolvidos 49 livros, dos mais de três mil que não voltaram às estantes das bibliotecas no prazo correto. Ela diz que o problema piorou com a pandemia e a reforma da principal unidade do Município.
Os livros podem ser entregues em qualquer biblioteca pública municipal, basta entrar em contato com a unidade e agendar data e horário para fazer a devolução.
Sem alternativas legais que tenham se mostrado efetivas para reaver as obras, a coordenadora diz que a iniciativa de sortear vales desconto e brindes é uma tentativa de incentivar a devolução voluntaria. Na avaliação dela, os resultados têm sido positivos.
Cada leitor com livros atrasados há mais de três meses tem direito a um cupom, independente do número de obras não devolvidas. O sorteio será realizado logo após o fim da campanha, no dia 1º de novembro.
Fonte: CBN Londrina