Documento desenvolvido por equipe multiprofissional traz diretrizes para o atendimento do público com idade entre 0 e 2 anos
Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou a Linha Guia de Saúde da Criança. O objetivo dessa linha guia é criar diretrizes e protocolos de atendimento, e estabelecer fluxos integrados, para crianças na faixa etária de 0 a 2 anos. O evento foi realizado no auditório da PUC-PR Campus Londrina, na Avenida Jockey Club, 485.
A linha guia é um instrumento de apoio e direcionamento para os profissionais de saúde da Atenção Básica, no que diz respeito a atenção às crianças. Nela, estão contempladas a qualidade e o acolhimento das crianças atendidas na atenção primária, sempre prezando por uma assistência integral e humanizada.
Os estudos para elaboração desse documento foram realizados por uma equipe técnica multiprofissional, como enfermeiros, médicos pediatras e da Família e Comunidade, dentistas e equipe eMulti (antigo NASF).
A partir do lançamento, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passarão a ter o material à disposição, para que os profissionais estejam aptos a realizar o atendimento padronizado. E para as UBSs que desejarem, estará disponível um processo de atualização realizado por meio de matriciamento.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que essa linha guia vai abordar todas as ações e protocolos nacionais e internacionais adotados pelo Ministério da Saúde e que tratam do cuidado de uma criança de 0 a 2 anos. “Como, por exemplo, o que precisa ser observado nessa criança, qual seria o estado de saúde normal dela em uma consulta de puericultura de acordo com a idade, além das vacinas, das técnicas, e os protocolos que se deve observar, e, também, as doenças de maior prevalência nessa idade. Todas essas questões são abordadas dentro dessa linha guia para que os profissionais tenham esse olhar mais direcionado, e que estejam amparados tecnicamente por esse protocolo”, esclareceu.
A linha guia lançada nesta quarta (11) contempla crianças de 0 a 2 anos, porém, gradativamente, novos estudos serão incorporados, e as outras faixas etárias serão incluídas no documento, até que se chegue na idade adolescente. Esta padronização prevê a atuação de uma equipe multiprofissional, que vai desde o Agente Comunitário em Saúde (ACS) até ao médico pediatra. “Somos uma grande instituição de saúde no município e precisamos ter protocolos que nos orientem, nos balizem e nos respaldem em todas as nossas ações. Isso para que nós possamos oferecer uma assistência de qualidade àquelas pessoas que diariamente buscam nossas unidades”, complementou Machado.
Também participaram do lançamento a enfermeira Tatiane Almeida do Carmo, que representou a diretora da Atenção Primária em Saúde da SMS, Valéria Barbosa, e a, coordenadora de Saúde da Criança da SMS, enfermeira Érika Tudisco, que contribuiu para a elaboração da Linha Guia de Saúde da Criança.