Concessão de vale mercado e rescisões de contrato no Sindicato também estão entre as deliberações da categoria
O Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina segue realizando acordo coletivos e individuais com sindicatos patronais e empresas. As reinvindicações da Campanha Salarial de 2023-2024 foram aprovadas em assembleia realizada, no dia 28 de setembro, com apoio da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (FETIM).
Conforme conta o presidente do Sindicato Metalúrgicos de Londrina, Valdir de Souza, a principal reivindicação deste ano é a reposição integral de 100% da inflação, somada a um aumento real referente ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos dois anos. O objetivo é equiparar o índice de reajuste salarial ao do salário-mínimo nacional, usado pelo governo federal.
As propostas deliberadas também incluem a concessão de um vale mercado no valor de R$ 300,00 mensais, a volta da rescisão de contrato de trabalho no Sindicato, uma contribuição negocial de R$ 81,00, com direito de oposição após desconto, e a manutenção de todos os direitos já estabelecidos nas Convenções Coletivas de Trabalho.
Os acordos coletivos e individuais são negociados diretamente com as empresas metalúrgicas, como um meio de pressionar o sindicato patronal. “Iremos realizar o maior número de Acordos Coletivos com as empresas, avançando, desta forma, em Reajuste Salarial maior que a inflação e reajuste maior no Vale Mercado, assim como manter e ampliar as cláusulas sociais existentes. Outro avanço nos Acordo Individuais é o retorno das rescisões de trabalho no Sindicato Profissional, dando maior segurança aos trabalhadores”, explica a liderança.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.