Apesar desse número, Acesf explica que tem outras alternativas como os distritos rurais e vagas para famílias de baixa renda em cemitério particular
Londrina tem cerca de 70 jazigos disponíveis para venda ou locação nos cemitérios urbanos. De acordo com o superintendente da Acesf – Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina, Péricles Deliberador, essas vagas são suficientes para atender a cidade por até 5 meses. Deliberador ressaltou que a falta de espaço para sepultamento é um problema enfrentado pelo município há décadas, mas que ninguém corre risco de ficar sem jazigo, já que existem cerca de mil disponíveis nos cemitérios distritais.1
Londrina tem cerca de 45 mil jazigos nos cemitérios públicos urbanos e nos distritos rurais. A construção de 500 jazigos verticais no cemitério Jardim da Saudade está em processo licitatório. Segundo o superintendente da Acesf, também há cerca de 500 em estado de abandono nos cemitérios públicos urbanos. Se o responsável, após notificação não regularizar a concessão, a vaga será colocada à venda.
O superintendente da Acesf explicou ainda que não vai faltar jazigos para pessoas em situação de vulnerabilidade e atendidas pela Secretaria de Assistência Social porque um cemitério particular da cidade tem 500 jazigos voltados para este público.
O superintendente da Acesf revelou que expectativa é de que ainda neste ano seja liberada a construção de novos cemitérios em todas as regiões da cidade. O projeto foi encaminhado à Câmara Municipal e deve ser discutido a partir de fevereiro.
Fonte: CBN Londrina