Em dezembro de 2023, foram comercializadas 83 aplicações da vacina contra 178 doses em janeiro deste ano
A vacinação é feita por meio de uma picada no braço e sua eficácia é de 80% durante um período de 12 meses, como explica Zenaide Leão, gerente da Clínica de Vacinas da Unimed em Londrina. O imunizante pode ser aplicado em pessoas de 4 a 60 anos, que já tiveram a doença previamente ou não.
O imunizante deve ser administrado em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas, independentemente de o paciente ter tido ou não dengue previamente. Além de ser contraindicada apenas para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. A Qdenga é uma vacina tetravalente que tem uma proteção de até 80% contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O investimento, para cada dose, é de R$ 425,00. Ou seja, um total de R$ 850,00 que pode ser parcelado no cartão de crédito. De acordo com a especialista, a vacina interage com o sistema imunológico no intuito de gerar resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, neste caso, diminuindo e muito os sintomas em caso de contaminação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do imunizante em março de 2023. Em Londrina, a vacinação gratuita com a Qdenga está prevista para começar em fevereiro, mas não será em larga escala. Segundo o Ministério da Saúde, as primeiras doses serão destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Fonte: CBN Londrina