Londrina é a segunda cidade do Paraná com maior número de eleitores para o pleito de outubro. O perfil é parecido com o restante do Estado: 45% do eleitorado é do sexo masculino e 54% do feminino, conforme dados divulgados ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral -TRE-PR.
Para essas eleições, quase 1.300 urnas eletrônicas, incluindo as reservas, estarão disponíveis no município.
Uma das novidades é a seção que vai funcionar no Hospital Universitário, pelo projeto cidadania plena.
“Irá atender aos médicos e as demais pessoas que trabalham no hospital e que não precisarão se descolar no dia da eleição até a seção, geralmente mais próxima de casa”, afirma o juiz eleitoral, Maurício Boer.
Londrina e Tamarana juntas têm 402.138 eleitores aptos a votar; 5% a mais que nas eleições gerais de 2018.
“Esse aumento do eleitorado, sinaliza uma preocupação dos eleitores em ter a sua situação regularizada e poder dessa forma participar das eleições gerais que teremos neste ano”, afirma o juiz eleitoral, Maurício Boer.
O Paraná terá quase 8,5 milhões de pessoas aptas a participar das eleições gerais. O crescimento é de 6% do eleitorado em comparação ao pleito de 2018, que registrou aproximadamente 8 milhões.
Em todo o Estado serão cerca de 25.900 seções eleitorais, 4.800 locais de votação e mais de 36 mil urnas disponíveis. Curitiba é a cidade com maior eleitorado, seguida por Londrina e Maringá.
“Trabalhamos muito no tocante à aproximação com a sociedade paranaense, com os jovens, com o uso da internet, de aplicativos e tivemos a felicidade do alistamento de 125 mil novos eleitores”, ressalta o presidente do TER-PR, Wellington de Moura.
Saiba mais sobre aumento de 60% do eleitorado jovem no Paraná em matéria do Portal Verdade.
Fonte: Tarobá News