Com mais de 60 inscritos, o curso desperta grande interesse entre os educadores, refletindo o compromisso com o fortalecimento da educação pública no estado
No cenário educacional do Paraná, desafios e oportunidades se entrelaçam. Sob este contexto, o Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná (APP-Sindicato) tem se destacado, entre outras lutas, pela promoção de eventos que visam aprimorar a qualidade do ensino público.
É o caso da 2ª Escola de Formação ofertada para educadores de diversas cidades do estado, unidos com o propósito de debater e transformar a realidade da educação paranaense. Em entrevista ao Portal Verdade, Vanice Pirito Santo, professora de Sociologia da rede estadual e secretária executiva de Formação do Núcleo Sindical da APP-Londrina, compartilhou mais informações sobre o o curso.
De acordo com ela, a atividade parte de uma formação continuada e busca proporcionar uma reflexão aprofundada sobre o cotidiano das escolas públicas. Dividida em quatro etapas, sendo três preparatórias para o Congresso Regional da Educação, tem como objetivo principal a análise do documento final da CONAI (Conferência Nacional dos Trabalhadores da Educação Pública), abordando temas como direito à educação, modalidades de ensino, piso salarial e origem dos recursos destinados à escola pública.
“O curso de formação da APP tem como princípio uma formação continuada. E o curso é uma das formas de formação. A finalidade do curso é refletir sobre nossas práticas cotidianas dentro da escola pública, o chão da escola. O objetivo é pensar e estudar um pouquinho”, diz.
O Congresso Estadual, agendado para julho em São José dos Pinhais, será o momento de consolidar as propostas debatidas nos congressos regionais, transformando-as em pautas de luta do Sindicato perante o governo estadual. A formação é vista como essencial para o processo de ensino-aprendizagem e para a reflexão sobre as políticas educacionais, envolvendo não apenas professores, mas também funcionários de escola, pedagogos, diretores e aposentados.
Integrando a programação, neste sábado (18), das 8h às 12h, ocorre a mesa “Educação, Inclusão e Diversidade” na sede da APP-Londrina (Av. Juscelino Kubitscheck, nº 1.834, centro da cidade).
A atividade conta com as participações dos professores Fábio Lanza e Marleide Perrude, vinculados, respectivamente, aos departamentos de Ciências Sociais e Educação da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Também compõe a discussão, a estudante indígena de Ciências Sociais, Amaue Jacintho.
Os participantes do programa de formação receberão certificados emitidos pela UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná) com carga horária total de 32 horas. As inscrições continuam abertas até o início da atividade do próximo sábado e podem ser feitas pelo formulário disponível aqui.
*Matéria da estagiária da Sara Silva Santos sob supervisão.