O fechamento será necessário para a troca da infraestrutura elétrica e a previsão é de que as obras durem um ano
O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss irá passar por uma reforma total da estrutura elétrica e irá fechar para visitação no fim de julho. A previsão é de que as obras comecem em agosto e durem pelo menos um ano.
Os recursos que totalizam R$ 1,125 milhão foram viabilizados pela deputada estadual Cloara Pinheiro, junto ao Governo do Estado e Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. Em 2020, o deputado estadual Tercilio Turini iniciou o processo com valor inicial de R$ 350 mil.
De acordo com a diretora do museu, Edmeia Ribeiro, a reforma é uma demanda antiga porque o prédio e a infraestrutura elétrica são da década de 1950 e há risco de incêndio.
A diretora explica que com a mudança será possível melhorar a climatização dos ambientes, o que é benéfico para o acervo e para os equipamentos utilizados pelo museu, como computadores e digitalizadores de documentos e imagens.
A Universidade Estadual de Londrina que é responsável pelo museu já recebeu os recursos e abriu o processo de licitação que está na fase de avaliação de documentos. A expectativa é fechar o espaço no final de julho para que as obras sejam iniciadas em agosto. A execução do projeto elétrico deve durar um ano.
O Museu Histórico tem no acervo mais de 50 mil peças, livros, revistas, jornais, obras de arte, fotografias, microfilmes, mapas e outros materiais que representam a memória de Londrina e região.
Fonte: CBN Londrina