A partir do dia 1º de julho, os atestados médicos fornecidos pelas unidades municipais de saúde serão impressos de forma eletrônica diretamente do prontuário do paciente
O noticiário policial com um homem preso por vender atestados médicos falsos com o nome da prefeitura e logomarca da UPA Sabará obrigou a Secretaria Municipal de Saúde adiantar a mudança de protocolo para emissão eletrônica do prontuário.
A partir do dia 1º de julho o os atestados médicos fornecidos pelas unidades municipais de saúde de Londrina, como UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UPA (Unidades de Pronto Atendimento), serão impressos de forma eletrônica diretamente do prontuário do paciente por meio do SISTEMA PEC, uma ferramenta que auxilia profissionais na emissão e controle de atestados e licenças maternidade. O sistema também oferece a opção de Declaração de Comparecimento, que comprova a presença do paciente em consultas médicas.
Em entrevista à CBN, o secretário Felippe Machado diz que a ferramenta minimiza o risco de falsificação e garante segurança para as empresas.
O e-SUS APS inclui o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) com dados de atendimento e acompanhamento, o sistema de Coleta de Dados Simplificada (CDS), módulos de gestão como agenda e relatórios, e dois aplicativos: e-SUS APS Território e e-SUS APS Atividade Coletiva.
O departamento pessoal de empresas pode checar a procedência do atestado médico enviado pelo colaborador e tirar dúvidas direto com a secretaria de saúde de forma mais rápida e transparente.
Distribuído pelo governo federal, o sistema é acessível a todos os profissionais das unidades de saúde, sejam concursados ou contratados, que recebem um login para utilizá-lo.
Fonte: CBN Londrina