A comunidade universitária vai às urnas nesta terça-feira (12) para eleger o novo reitor e vice-reitor da UEL (gestão 2022/2026). Pela primeira vez o pleito será realizado de forma eletrônica, das 8 às 22 horas, via sistema SAELE, software público, que deverá facilitar a participação dos membros da comunidade com economia e agilidade, possibilitando a divulgação do resultado de forma célere e confiável. O segundo turno está agendado para 27 de abril.
Conforme a Resolução que estabelece Regimento Eleitoral, aprovado em dezembro passado, a eleição direta para escolha dos novos dirigentes da UEL é a primeira etapa para composição da lista tríplice que será elaborada pelo Conselho Universitário para ser enviada ao Governador, para a nomeação do Reitor e Vice-reitor. Os novos dirigentes tomam posse em 10 de junho próximo.
De acordo com o Regimento Eleitoral, podem participar da votação professores e agentes universitários em pleno exercício das funções ou em licença com vencimentos, além dos estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados. Nesta eleição o Regimento também considerou eleitores, no seu artigo 3º, parágrafo 1º, os docentes e agentes com contrato de trabalho por prazo determinado.
Fonte: O Perobal