Dados divulgados pela 17ª Regional de Saúde que comporta cidades como Londrina, Cambé, Rolândia e Ibiporã, apontam que 60,16% das escolas estaduais da região já foram beneficiadas com ações da vacinação.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um balanço da primeira etapa da força-tarefa de vacinação nas escolas estaduais e municipais, realizada entre 5 e 16 de agosto. A iniciativa, que faz parte das estratégias para reforçar a cobertura vacinal no Paraná, registrou a aplicação de 86.121 doses de vacinas e a avaliação de 197.185 carteirinhas de vacinação. A ação foi prorrogada e segue até o dia 31.
Durante essa primeira fase, a vacinação foi realizada em 947 escolas estaduais, o que representa 45,31% das unidades. Além disso, outras 515 escolas estaduais já têm a vacinação agendada, totalizando 1.462 unidades atendidas, correspondendo a 69,95% do total de instituições deste tipo no Paraná.
Londrina possui 76 escolas estaduais, que atendem cerca de 60 mil alunos, e, neste primeiro momento, cada uma das 54 UBSs do município está atendendo uma escola localizada dentro do seu território de abrangência. De acordo com dados divulgados pela 17ª Regional de Saúde que comporta cidades como Londrina, Cambé, Rolândia e Ibiporã, apontam que 60,16% das escolas estaduais da região já foram beneficiadas com ações da vacinação.
De acordo com o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, o imunizante contra a Influenza está disponível em todas as instituições participantes da campanha. Outros podem variar conforme a estratégia de distribuição como o caso da vacina contra a dengue.
A vacinação é realizada com a autorização dos pais ou responsáveis, mediante a assinatura de um termo de consentimento. Antes de cada aplicação, as equipes de saúde revisam a carteirinha do estudante para identificar quais vacinas ele poderá tomar.
Fonte: CBN Londrina