Paraná registra, em média, 100 denúncias por dia de irregularidades em propagandas eleitorais. De acordo com os dados do Pardal, aplicativo da Justiça Eleitoral que registra as denúncias, o Estado soma 3.518 casos desde o dia 16 de agosto.
A ferramenta auxilia a Justiça Eleitoral a combater ilegalidades e abusos por parte de candidatos. Por meio dele, a população pode fazer denúncias anônimas, garantindo-se o sigilo a quem solicitar.
Do total de denúncias no Paraná, 64% são referentes a irregularidades em campanhas de vereadores, com 2.277 registros. Na sequência aparecem as denúncias contra prefeitos (711), seguidas de partidos/coligação/federação (498) e vice-prefeitos (32).
O aplicativo Pardal não detalha quais são as irregularidades cometidas.
Curitiba lidera os registros entre todos os 399 municípios paranaenses, com 376 denúncias no período.
O número de denúncias registradas no Paraná é o quinto maior do Brasil, atrás de São Paulo (9.153), Minas Gerais (5.796), Rio Grande do Sul (4.874) e Pernambuco (3.977).
É proibido
As propagandas eleitorais devem estar de acordo com as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e a lista de proibições é grande. Os candidatos não podem, por exemplo, realizar disparos em massa de mensagens nem usar telemarketing para divulgar propaganda eleitoral durante o período de campanha, veicular propaganda eleitoral em outdoors, inclusive eletrônicos, difundir mentiras sobre opositores ou sobre o processo eleitoral brasileiro e usar inteligência artificial para fabricar ou manipular os conteúdos.
O aplicativo Pardal pode ser baixado nas lojas virtuais Play Store e Apple Store.
Fonte: CNN Brasil