12 dos 19 vereadores da nova legislatura estarão do lado do novo chefe do Executivo londrinense
A configuração da nova legislatura da Câmara Municipal de Londrina terá a maioria dos vereadores da base governista. O prefeito eleito Tiago Amaral (PSD) terá 12 dos 19 vereadores ao seu lado a partir de 1º de janeiro.
Destes 12 vereadores, a maioria é do PL, partido do vice-prefeito eleito, Junior Santos Rosa. São eles: Michele Thomazinho, Vereador Santão, Marcelo Oguido, Roberto Fu, Anne Ada e Marinho.
Dois são do partido do novo prefeito, o PSD: Antonio Amaral e Giovani Mattos. A base dele ainda tem três vereadores do Republicanos: Chavão, Emanoel e Deivid Wisley, o vereador mais votado da história de Londrina, com 16.212 votos. Completa a base governista Sidnei Matias, do Avanti.
Dos outros sete vereadores, seis são do Progressistas, partido do atual prefeito Marcelo Belinati e da candidata derrotada, Professora Maria Tereza: Jessicão, Professora Flavia Cabral, Valdir Santa Fé, Mestre Madureira, Matheus Thum e Regis Choucino. A vereadora Jessicão já se manifestou, afirmando que será independente, e não estará em nenhum lado. Completa a lista de vereadores Lenir de Assis, do PT.
Para o colunista político da CBN Londrina, Elve Cenci, ter a maioria no Legislativo londrinense não tem significado necessariamente positivo para o prefeito. Historicamente, de acordo com ele, os vereadores de Londrina pensam de forma independente.
Já a oposição também não tem sido forte em Londrina nas últimas legislaturas. Para Elve Cenci a expectativa, mais do que a diferença entre situação e oposição, é que os vereadores promovam debates de qualidade.
Tiago Amaral foi eleito prefeito de Londrina no segundo turno com 56,32% dos votos válidos. Ele foi votado por 143.745 eleitores.
Fonte: CBN Londrina