A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) definiu nesta semana as presidências das 29 comissões da Casa para o biênio 2025-2027. Do total, apenas duas serão presididas por mulheres. A de Juventude terá a deputada Ana Júlia (PT) como presidente e a de Defesa dos Direitos das Mulheres a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos).
Conforme o regimento da Casa, são 28 comissões, além da Executiva que toma posse em fevereiro e terá como presidente o deputado Alexandre Curi (PSD). Os membros serão o deputado Gugu Bueno (PSD) como primeiro-secretário; deputada Maria Victoria (PP) na segunda secretaria. A deputada Flávia Francischini (União) assume como a primeira vice-presidente. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente.
A presidência da comissão mais importante, a CCJ, será presidida por Ademar Traiano, apesar do caso da propina recebida e admitida em acordo com o MPPR.
Composição
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima, tem como vice-presidente a deputada Marli Paulino (Solidariedade) e como titulares a deputada Cloara Pinheiro (PSD), deputada Márcia Huçulak (PSD), deputado Gilson de Souza (PL), deputada Mabel Canto (PSDB) e deputada Ana Júlia.
Já a Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude, presidida pela deputada Ana Júlia, tem como vice-presidente o deputado Samuel Dantas (SD). Os titulares são: deputada Márcia Huçulak (PSD), deputado Marcelo Rangel (PSD), deputado Gilberto Ribeiro (PL), deputado Ricardo Arruda (PL), deputado Matheus Vermelho (PP) e deputado Batatinha (MDB).
Fonte: Jornal Plural