Com a publicação do Decreto nº 101/25, que declarou situação de emergência nas estradas rurais do Município, no último dia 28, a Prefeitura de Londrina agora busca agilizar, ao máximo, a concessão das licenças ambientais pelo Instituto Água e Terra (IAT) para, com isso, iniciar os serviços de recuperação em 24 estradas, já mapeadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e que se encontram em situação mais delicada.
No início da semana, o prefeito Tiago Amaral esteve reunido, em Curitiba, com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza, para pleitear novos convênios para a manutenção das estradas rurais, e com o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, para tentar agilizar a liberação das licenças ambientais pelo IAT. Os documentos são necessários para que o Município possa extrair o cascalho (material usado na recuperação das estradas) das nove jazidas já selecionadas.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Pereira, com a publicação do decreto o processo avançou e a equipe de recuperação poderá utilizar outras cascalheiras na região sul de Londrina para utilizar nas estradas rurais.
Vale lembrar que nesse momento o objetivo é fazer a recuperação de 195 km de estradas rurais que foram duramente castigadas com a chuva. Gilmar Pereira explicou como será o processo.
De acordo com o secretário, não existe uma data estipulada para entregar essas obras e que a secretaria vai aproveitar os próximos dias para melhorar o equipamento, além de contratar novos operadores de máquina.
A maioria das vias rurais está localizadas na região sul, incluindo distritos como Guairacá, Lerroville e Apucaraninha, que apresentam as piores situações. As chuvas recentes agravaram o estado das estradas, exigindo a implementação de um cronograma de manutenção com intervenções frequentes. No total, o município possui mais de 900 quilômetros de estradas rurais.
Fonte: CBN Londrina