Dois trabalhos desenvolvidos na UEL foram premiados no XVIII Encontro Paranaense de Psicologia (XVIII EPP), promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) entre os dias 12 e 15 de fevereiro. Esta edição do evento teve como tema “Decolonizar saberes, resgatar a história e cultivar o futuro ancestral” e foi realizada no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e no Teatro Calil Haddad, também em Maringá.
O Prêmio Iniciação para Pessoas Acadêmicas e Jovens Profissionais da Psicologia busca fazer a introdução de discentes e novos profissionais de Psicologia a temas ligados a culturas tradicionais, território, ancestralidade e saúde mental. Assim, premiou trabalhos de estudantes e recém-formados de Psicologia, incluindo dois trabalhos de alunos da UEL realizados com projetos de extensão.
O trabalho “Práticas decoloniais extensionistas: relato de experiência de uma oficina de capoeira como instrumento de promoção de saúde para e na sociedade” ficou em primeiro lugar entre os Relatos de Experiência no eixo temático “Decolonizar Saberes”. Foi desenvolvido pelos estudantes de Psicologia João Vitor Sastre Debei, Louis Spica de Oliveira Macedo, Milena Ferreira Rosa Pereira e Nara Ferreira Rosa Pereira, e pelas professoras do Departamento de Psicologia Social e Institucional Alejandra Astrid León Cedeño e Ruth Tainá Aparecida Piveta.
O relato trata sobre uma oficina de capoeira realizada por estudantes do curso de Psicologia na Associação Ciranda da Cultura, que é um espaço comunitário artístico na região oeste de Londrina. A oficina é uma das ações extensionistas oferecidas aos moradores do bairro em que fica a Associação e é ministrada por um estudante que pratica capoeira com auxílio dos outros participantes.
Ainda na categoria Relatos de Experiência, mas no eixo temático “Resgatar a História”, a estudante de Psicologia Isadora Francisca Moura Doi recebeu o segundo lugar com o trabalho “Resgatando histórias silenciadas: a valorização das narrativas femininas na privação de liberdade na cadeia pública de Santo Antônio da Platina”. A autoria também é das estudantes Ana Laura Campos dos Santos (Psicologia), Caroline de Oliveira Costa (Artes Visuais), Sandra Barbosa de Souza (Pedagogia) e Larissa Cristina Figueiredo Ramiro (mestranda em Geografia), da assistente social Nathália Torresin de Carvalho e das professoras do Departamento de Geografia Patrícia Fernandes Paula-Shinobu e Margarida de Cássia Campos.
Esse trabalho vem do projeto de extensão “Grades em Transgressão: novos horizontes de inclusão e inovação social para mulheres”, vinculado ao Departamento de Geografia e coordenado pela professora Patrícia Fernanda Paula-Shinobu. O projeto atua na reinserção social de mulheres privadas de liberdade na Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina, no Paraná, com oficinas voltadas ao que as mulheres querem fazer e aprender.
Fonte – Com/UEL