Funcionárias da empresa Plural, terceirizada que presta serviços de limpeza nos espaços públicos em Londrina, paralisaram as atividades na cidade desde esta terça-feira (18). O motivo é a falta de depósito do ticket alimentação e do vale transporte.
Esta não é a primeira vez que elas paralisam os trabalhos para chamar atenção sobre o problema. No início deste mês, o motivo da paralisação por conta dos atrasos. As trabalhadoras afirmam que o salário referente ao mês de janeiro caiu em atraso, e que ainda não receberam o vale transporte e ticket alimentação.
Em nota, a Secretaria Municipal de Gestão Pública esclareceu que tenta contato, “desde que soube do novo atraso, com a empresa, mas não houve retorno. De acordo com a Secretaria, cada atraso, seja de salários ou benefícios, gera uma penalidade. Até o momento, a empresa recebeu uma advertência e foi multada três vezes, sendo que todas já foram pagas. Constam ainda na Gestão Pública cinco (5) penalidades que estão em andamento e seguindo os trâmites legais.
A pasta esclarece também que vem fazendo os repasses em dia para a empresa e que em paralelo às penalidades, vem acelerando o processo licitatório para a contratação de uma nova terceirizada.
A Secretaria informou ainda que a Procuradoria Geral do Município também avalia a viabilidade da retenção da contrapartida pecuniária devida pela Prefeitura relativa aos serviços prestados, para que o valor seja usado como garantia a eventuais verbas trabalhistas devidas pela empresa às trabalhadoras”.
Fonte: Tarobá