A folia de Carnaval deve movimentar R$ 712,22 milhões no Paraná, 3,6% a mais que o ano anterior, conforme projeção do Fecomércio.
Ademais, também há contratação e temporários para atender à demanda sazonal por serviços. No Paraná, o Carnaval deve gerar 2.288 vagas temporárias de trabalho, principalmente relacionadas ao turismo, volume semelhante ao do ano passado.
O economista e assessor econômico da Fecomércio, Lucas Dezordi, destaca o crescimento dos festejos de Carnaval como um fator de impulsionamento econômico e de geração de empregos no estado. “O Carnaval gera efeitos de expansão de renda e de expansão de consumo, com impacto multiplicador na economia, repercutindo em setores diversificados, além do turismo”, avalia Dezordi. Segmentos como bares e restaurantes, hospedagem, transporte de passageiros e comércio de vestuário, fantasias e acessórios devem registrar movimento adicional no período de folia.
De acordo com dados da prefeitura de Curitiba, na capital a previsão é de que haja 34 mil desembarques durante o feriado. Estão previstos ainda 41 mil embarques, dos quais 35% são com destino ao litoral do Paraná.
Além disso, conforme o ClickBus, entre as rotas mais movimentadas para o feriado estão os trechos entre São Paulo e Rio de Janeiro, e as conexões entre Curitiba e Florianópolis.
Já a CCR Aeroportos afirma que o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, terá movimentação intensa durante o período de Carnaval: serão mais de 80 mil passageiros embarcando ou desembarcando dos mais de 730 voos que passarão pelo terminal entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março.
Fonte: Jornal Plural