A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover diversas ações de orientação e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e hepatites virais, durante o período de Carnaval.
Nesta sexta-feira (28), às 19 horas, a equipe do Centro de Referência Bruno Piancastelli, estará presente no Carnavarte com o Bloco Bafo Quente no SESC Cadeião, a equipe fará orientações quanto as ISTs e distribuição de preservativos e auto teste para HIV.
No dia 1º de março, a ação se repete no Carnaval no Canto Marly das 16hs às 21hs na rua Duque de Caxias.
A dentista e uma das responsáveis pelas ações do Centro, Lázara Regina de Resende, explicou que o período do carnaval é propício para a intensificação das ações preventivas das ISTs e HIV, pois as festas contam com um público jovem, com a vida sexual ativa.
Além dos testes e entrega dos resultados, que saem em aproximadamente 20 minutos, serão dadas orientações a respeito do uso do preservativo masculino e feminino, e também sobre a Profilaxia Pós-Exposição sexual (PEP).
A PEP é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais até 72 horas após a relação sexual, para reduzir o risco de transmissão do HIV (vírus da Aids), indicada somente para situações excepcionais em que ocorrer falha, rompimento ou não uso da camisinha durante a relação sexual, e também em casos de violência sexual contra mulheres ou homens e acidente com material perfuro cortante em profissionais de saúde.
Em 2023, foram registrados 10.338 óbitos por AIDS, mas a mortalidade padronizada registrada foi 3,9%, a menor desde 2013. Até dezembro de 2024, o Brasil registrou 109 mil usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PEP).
Fonte: CBN Londrina