Roberto Requião, Vivi Motta e Adriano Teixeira assinaram o documento durante o ato que marcou os 34 anos do ataque do governo Álvaro Dias aos(às) educadores(as)
Mais três candidatos ao governo estadual assinaram a carta compromisso com a educação pública do Paraná, nesta terça-feira (30): Roberto Requião (PT), Vivi Motta (PCB) e Adriano Teixeira (PCO). Eles(as) assinaram o documento durante o ato realizado em Curitiba para marcar os 34 anos do ataque do governo Álvaro Dias aos(às) educadores(as) que se manifestavam pacificamente no Centro Cívico.
A carta foi construída na 8ª Conferência Estadual de Educação, de forma democrática e participativa, com a participação de educadores(as) de todas as regiões do Paraná, com propostas para a educação e a escola pública.
Os(as) candidatos(as) que assinam o documento assumem o compromisso de atenderem as demandas por uma educação pública universal, inclusiva, humanizada, laica e de qualidade socialmente referenciada.
“Essa carta tem alguns compromissos importantes, como a revogação da reforma do ensino médio; concurso público já, por conta do déficit de 30 mil servidores(as); pagamento da data-base e do piso salarial; valorização do serviço público, para que a educação esteja a serviço dos(as) filhos(as) da classe trabalhadora”, disse Vivi Motta, após assinar o documento.
“Assinei agora pela manhã a carta de compromisso da educação, feita pelas trabalhadoras e trabalhadores das escolas públicas do Paraná, no encerramento do ato do dia 30 de Agosto organizado pela APP-Sindicato. Vamos recuperar a alegria nas escolas do nosso estado em parceria com o funcionalismo público, é meu compromisso que firmo mais uma vez”’, afirmou Requião.
A assessoria de imprensa da APP-Sindicato aguarda manifestação de Adriano Teixeira para inclusão na matéria.
A APP começou na semana passada a entregar a carta aos(as) candidatos(as) ao governo do Paraná. Ângela Machado (PSOL), Solange Bueno (PMN) e Ricardo Gomyde (PDT) já haviam recebido o documento ao visitarem a sede do Sindicato. O próximo deve ser Professor Ivan (PSTU). Candidatos aos legislativos estadual e nacional também podem aderir à carta-compromisso. A assessoria de Ratinho ainda não respondeu à agenda.
Entre os compromissos listados, constam o cumprimento da Lei do Piso e sua aplicação em toda a carreira, a revogação do Novo Ensino Médio e da terceirização dos(as) funcionários(as) de escola, o fim da taxação dos(as) aposentados(as) e dos efeitos da Reforma da Previdência, a realização de concursos públicos.
Há também a menção à profissionalização permanente e à efetiva utilização dos recursos públicos do FUNDEB para o desenvolvimento e valorização da educação pública, com atenção à diversidade e à pluralidade para superar a naturalização da exclusão, da opressão e da violência.
Fonte: Redação App Sindicato