Medida busca contribuir para que mais estudantes das classes mais baixas acessem ensino superior
A partir de 2023, o Levante Popular da Juventude – Núcleo de Londrina, irá ofertar cursinho preparatório gratuito para estudantes que desejam ingressar no ensino superior. A medida irá focalizar o vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), responsável por ofertar mais de 3 mil vagas todos os anos.
Neste ano, o Levante Popular da Juventude, coletivo integrado, majoritariamente, por estudantes secundaristas e universitários, completa 10 anos, com um histórico de lutas em prol da educação, saúde pública, moradia, mobilidade e contra violências sofridas pelas minorias sociais. Em passagem por Londrina, Carlos Alberto Machado Alves, membro da coordenação nacional do Levante Popular da Juventude comentou o processo de formação do grupo.
“A partir de 2010 até 2012, a gente começa um trabalho de articulação nacional dentro das federações estudantis para que a gente tivesse capilaridade em todos os estados. Em 2012, a gente realiza com um encontro com 1.200 jovens em Santa Cruz e, então, começamos a nacionalização do Levante”, conta.
Milena Polini, representante do Levante em Londrina e estudante de Letras – Francês na UEL, salienta que o movimento já desenvolve atividades em escolas públicas da cidade, a exemplo da divulgação do procedimento para pedido de gratuidade da inscrição. Assim, a criação do cursinho visa ampliar tais ações, agregando mais alunos e legitimando a inserção do Levante nos espaços escolares.
“Um dos nossos desafios é implementar a rede de cursinhos populares “Podemos Mais”. A gente já desenvolve trabalhos colégios estaduais e a ideia é que a partir do ano que vem, dê início com aulões para o vestibular da UEL. Já fizemos mutirões de isenção da taxa de inscrição. Já estamos acompanhando estes jovens e esperamos, realmente, colocar o pé e ficar dentro dos colégios”, pontua Polini.
Para acompanhar mais informações, acesse a página do Levante Popular da Juventude no Instagram, clicando aqui.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.