O SindSaúde-PR realizou no fim da tarde desta segunda-feira, 15, a abertura do Encontro das(os) Aposentadas(os) no SESC Caiobá trazendo dois temas para discussão, o Sistema de Assistência à Saúde do Paraná (SAS) e ParanaPrevidência.
Logo depois de um momento cultural protagonizado pelo artista João Bello, a coordenadora geral do SindSaúde-PR, Olga Estefania, abriu o evento comentando sobre o período de pandemia que inviabilizou anteriormente encontros como esse, reforçou que a pandemia ainda não acabou e falou da importância da prevenção. “Agora é o momento de reencontro, fortalecendo nossos laços e trabalhando na elaboração de propostas de organização para a continuidade da luta”, disse.
Depois da abertura, a assistente da Diretoria de Saúde do Trabalhador do SAS, Andressa Todeschini, fez uma explanação sobre o funcionamento do SAS, suas fontes de financiamento e sobre a demanda reprimida pela pandemia de procedimentos eletivos. Após esse momento, respondeu diversas perguntas da plenária e ouviu reclamações relacionadas à precariedade do atendimento. A principal orientação aos participantes do encontro foi a necessidade da utilização do canal de ouvidoria do SAS, para que os problemas pelos quais passa o plano possam ser resolvidos.
Na sequência, a conselheira representante do Fórum das Entidades Sindicais (FES) no Conselho de Administração da ParanaPrevidência, Vilma Teresinha de Souza Pinto, falou sobre os principais pontos que mobilizam a categoria dos trabalhadores públicos do Estado em relação a suas aposentadorias, da necessidade da pressão sobre os governos contra sucessivos retrocessos, comentou sobre a falta de contrapartida dos governos para capitalização do fundo previdenciário, lembrando aos participantes do encontro a lutar para a extinção do desconto de 14% nos benefícios de aposentadas e aposentados.
Finalizando a primeira noite, o economista e assessor do SindSaúde, Reginaldo Muniz, orientou a realização de uma pesquisa para detalhar o perfil dos participantes com avaliações sobre o SAS e ParanaPrevidência e depois João Bello fez uma dinâmica com a plenária preparando para as atividades culturais do dia seguinte.
Fonte: SindSaúde-PR