Confira o gráfico de comparação
Os votos brancos, nulos e a abstenção recorde de 30% registrada em Londrina, durante o segundo turno das eleições, deste domingo (27), mostram um possível desinteresse do eleitor londrinense nas eleições municipais. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o percentual de eleitores que não foram votar somados aos que anularam ou votaram em branco, ganha de ambos os candidatos.
Segundo o TSE, em Londrina, 144.521 eleitores optaram por votar nulo, branco ou simplesmente não comparecer ao local de votação. Esse número é maior, por exemplo, que a quantidade de pessoas que votaram no candidato vencedor, Tiago Amaral (PSD), que recebeu 143.745, e ainda maior que os votos recebidos pela Professora Maria Tereza (PP), que somou 111.464 votos.
Confira o gráfico abaixo:
A nível de comparação, a candidata derrotada foi ultrapassada até mesmo pela abstenção.
Somados, os eleitores que votaram em branco, nulo e as abstenções, atingiram 36,2%, em um universo de 399.730 eleitores aptos a votar. No cálculo dos votos válidos utilizado pela Justiça Eleitoral, que descarta estes votos na somatória, Tiago Amaral marcou 56,32%, contra 43,68% de Maria Tereza.
Fonte: Tem Londrina